BEM-VINDOS A SUA PRIMEIRA FONTE DE VAMPIRE ACADEMY NO BRASIL

Tudo sobre os personagens e o universo da nova série de Vampire Academy!
13 setembro 2022

No artigo publicado pela Metacritic conseguimos mais informações sobre o universo da série de Vampire Academy que estreia dia 15/09, pela Peacock TV. As mudanças em relação aos livros são reais, mas manutenção da essência é a estratégia usada pelos roteiristas para manter a conexão com os livros.

Acompanhe abaixo a tradução!

Rose e Lissa

Em Academia dos Vampiros, a intriga no palácio ganha uma reviravolta sobrenatural.

Baseado na série de livros best-seller de Richelle Mead lançada entre 2007-2012, o drama da Peacock gira em torno de uma civilização vampira que existe secretamente em conjunto com os humanos. Chamada de Dominion (Domínio), essa sociedade adere a um sistema de classe rigoroso e opressivo que divide os vampiros mágicos Moroi, que possuem status de realeza e não-realeza. Na base dessa escada estão os Guardiões Dhampir, meio-humanos, meio-vampiros, que protegem os Moroi de seu maior inimigo, os vampiros sanguinários Strigoi.

No centro da história está a poderosa e desafiadora amizade entre Rose Hathaway (Sisi Stringer) e Lissa Dragomir (Daniela Nieves), uma guardiã em treinamento Dhampir e uma Moroi da realeza, respectivamente. As duas sonham em viajar o mundo juntas depois de terminarem seus estudos na Academia de St. Vladimir. Mas tudo muda quando Lissa é inesperadamente sobrecarregada com novas responsabilidades políticas as quais ela nunca esperava.

“Elas viveram nesta pequena bolha feliz uma com a outra, quebrando todas as regras enquanto meninas jovens e adolescentes”, diz a co-showrunner Julie Plec ao Metacritic. “Agora, como estão próximas da idade e da responsabilidade adulta, há toda uma sociedade tentando reinserir essas regras sobre elas, de modo a despedaçá-las.”

Retratar a riqueza do vínculo de Rose e Lissa foi primordial para Plec e sua colega showrunner Marguerite MacIntyre. “Somos amigas há quase 20 anos”, diz MacIntyre. “Na vida, a amizade feminina é uma grande questão. Você não vê isso bem representado, na profundidade e com a honestidade da forma que essa amizade vai estar.”

Tanto Plec quanto MacIntyre têm ampla experiência no gênero vampiro: Plec criou The Vampire Diaries e seu primeiro spin-off, The Originals, com MacIntyre estrelando o primeiro antes de entrar como escritora do roteiro no último. Quando se tratou de trazer sua própria retórica para a história de Mead, elas estavam ansiosas para mergulhar na construção desse mundo.

“Queríamos ser capazes de mostrar essas ideias muito legais das páginas desse mundo, esse Domínio dos vampiros, então tivemos que decidir como construir isso visualmente”, diz Plec. “Dissemos: ‘OK, como é o nosso dinheiro?’ Então criamos o dinheiro. ‘Qual é a religião dessa sociedade?’ Então, criamos escrituras e pergaminhos. ‘Qual é a língua que eles costumavam falar em tempos antigos?’ Então nós contratamos alguém para criar uma linguagem inteira e nova.”

A pitoresca vila de Olite, na Espanha, provou ser a chave para criar a atmosfera certa. “[Há] esse lindo castelo e, ao final do quarteirão, você pode tomar uma cerveja e pegar um hambúrguer. É moderno e antigo ao mesmo tempo”, diz MacIntyre sobre o local da produção. “Queríamos que essa fosse a marca desse estilo, nessa sociedade [vampiresca] que surgiu, assim seria possível ver coisas ressonantes do século XV, século XVI, ao mesmo tempo em que alguém vai estar em seu computador fazendo algo.”

Anteriormente, o primeiro romance de Mead, dos livros, recebeu uma adaptação cinematográfica de 2013, também chamada  Vampire Academy. Alguns podem se perguntar o porquê de a história merecer outra adaptação, menos de uma década depois.

“Gosto de fazer a piada de que quando li os livros e fui superfã em 2007, 2008, não tinha importância no mundo, e ninguém nunca me perguntava quais shows eu queria fazer”, explica Plec. “Então demorou até 2021 para que alguém dissesse: ‘Ei, qual é a série que você sempre quis fazer e nunca foi capaz?’ A resposta foi Academia dos Vampiros.”

Uma vez que MacIntyre estava a bordo, ela releu os livros e aprimorou o quão atual eles eram. “É sobre um sistema de classe que é inerentemente injusto, está se desfazendo, está pressionando todo mundo”, diz ela. “Fiquei muito animada com a ideia do “Por que agora?” deles, parece uma ótima maneira de ter essa conversa nesse mundo lindo que está um pouco além do nosso mundo.”

Dentro do complexo mundo político de Domínio, há muito drama e romance para os espectadores desvendarem. Para facilitar, o elenco discute os personagens e as dinâmicas de relacionamento principais que compõem Academia dos Vampiros.


Sisi Stringer como Rose Hathaway

Como a lutadora mais forte de sua classe, a Dhampir Rose tem um futuro promissor como guardiã – se ela puder se manter longe de problemas enquanto isso. A sincera adolescente é ferozmente protetora de sua melhor amiga Moroi, Lissa, mas as duas experimentam novas pressões à medida em que se tornam mais conscientes do sistema que as restringe. Sem mencionar que Rose também se encontra no meio de um triângulo amoroso entre o amigo de longa data Mason (Andrew Liner) e o intenso recém-chegado Dimitri (Kieron Moore).

Uma ávida fã da série de livros, Stringer sentiu uma profunda conexão com Rose. “Eu li os livros quando jovem. Eu era super engajada neles”, diz ela. “Estava superanimada quando o filme saiu, e amei assisti-lo; é o meu ‘é ruim, mas é bom’. Quando recebi o resumo da audição, pensei: ‘Como assim eles estão refazendo? Eu tenho a chance de interpretar essa personagem que eu já conheço e amo.'”

Para as cenas de treinamento e combate de Rose, Stringer se baseou em sua experiência recente fazendo suas próprias acrobacias em Mortal Kombat, embora não sem alguns roxos e contusões. “Dessa vez, eu fui bem arrogante. Eu disse: ‘Sim, pessoal, afastem-se, eu sei fazer isso.’ Entrei, cai de cara, fracasso absoluto”, diz ela, rindo. “Então, tenho um pouco de experiência em artes marciais, mas tive que aprender novamente, se isso faz sentido. Minha dublê, Cassie Jo Craig, é fenomenal. No final, até nos movemos da mesma forma enquanto fazíamos nossa coreografia de luta.”

Daniela Nieves como Lissa Dragomir

No início da série, a empática Moroi da realeza, Lissa, é mais ingênua sobre os caminhos do Domínio, tendo até agora vivido uma vida confortável com Rose ao seu lado. Desinteressada na política mesquinha do Domínio, ela está feliz em ficar à sombra de seu irmão mais velho Andre (Jason Diaz), o sucessor preferido da Rainha (Pik-Sen Lim). Ela prefere estudar arte no mundo humano, mas uma tragédia repentina muda seu caminho. Conforme Lissa se desenvolve em seu novo papel, Lissa também forma uma conexão com o Moroi da realeza Christian (André Dae Kim), um pária social da corte.

“Quando recebi o e-mail que tinha o teste para Lissa Dragomir, eu não tinha lido os livros; eu nem tinha ouvido falar deles”, diz Nieves. “Eu me lembro de ter esse pressentimento muito bom. [Lissa] era descrita como uma vampira privilegiada. Ao ler as cenas, percebi: ‘Oh não, ela é um pouco incompreendida. Ela é esperta. Ela é uma líder.'”

“É vê-las lutar por seus direitos para serem amigas, desafiar a sociedade que está tentando criar esses papéis e, à sua maneira, ver cada uma delas crescendo como jovens revolucionárias”, diz Plec sobre o arco da dupla. “Haverá conflitos em sua amizade, na medida em que cada um se aproxima de sua própria maturidade e da jornada de ‘meio sem noção da vida’ para ‘todas poderosas’. Elas vão seguir caminhos separados ao longo da estrada, mas estão fazendo isso uma pela outra.”

Kieron Moore como Dimitri Belikov

O Guardião Dhampir Dimitri é tudo o que um guardião deve ser: altamente habilidoso em combate físico e completamente dedicado a proteger os Moroi. O estoico Dhampir parece nunca questionar seu papel na sociedade, e coloca o dever acima de tudo. Quando ele é designado como o novo Guardião de Lissa, inevitavelmente entra em conflito com uma livre Rose. Há também uma clara – mas estritamente proibida – tensão entre os dois.

Enquanto Rose e Dimitri implicam um com o outro, Moore descreve sua relação baseada no “respeito mútuo” em vez da “coisa típica de eu sou melhor que você”. Ele continua dizendo que é “um amor construído com base na admiração, mas tem também essa frustração. Há coisas que eles não gostam um no outro que, em essência, acabam mostrando mais sobre si mesmos. Acho que floresce de uma forma muito bonita.”

Moore achou um privilégio, mas também intimidante, entrar como um dos interesses amorosos mais amados dos livros. “Especialmente através dos livros, ouvimos muito sobre como Dimitri se parece, do que ele é absolutamente capaz”, diz ele. “Para mim, era [importante] focar no que está dentro desse homem: o que o faz funcionar, o que o torna vulnerável além de Rose, como Rose consegue acesso a essa vulnerabilidade?”

André Dae Kim como Christian Ozera

Um Moroi da realeza, Christian enfrentou uma imensa perda em uma idade jovem. No entanto, a Corte o despreza por conta de seus pais, que intencionalmente se transformaram Strigoi. Ele não entende a escolha de seus pais e passa grande parte do seu tempo nos arquivos da igreja, procurando uma explicação do que poderia tê-los levado a cometer o crime mais tabu dos Moroi. “Ele tem tantas nuances e camadas”, diz Kim. “Eu realmente queria interpretar um personagem que estava lutando internamente para tentar ser uma coisa, mas que também tem a sua guarda fechada e tem medo do que a realidade do mundo pode ser.”

Christian forma um vínculo próximo com Lissa, que encontra consolo em sua companhia, apesar da desaprovação daqueles ao seu redor. Graças a todo esse tempo nos arquivos, ele também é uma valiosa fonte de conhecimento para ela. Christian ajuda a praticar o Velho Moroi e se preparar para sua cerimônia de especialização, um rito onde os Moroi mágicos determinam se sua afinidade elementar é o ar, a terra, o fogo ou a água. “[Christian] é muito legal com o fogo”, diz Kim com uma risada.

Falando da perspectiva de seu personagem, Kim acrescenta que seu romance crescente é sobre “encontrar alguém que está lentamente quebrando seu molde, quebrando essas paredes e mudando sua perspectiva sobre as coisas”.

Andrew Liner como Mason Ashford

Um companheiro e guardião em treinamento, Mason completa o triângulo amoroso que Rose está. Embora Mason e Rose tenham sido amigos próximos há muito tempo, o casal começou recentemente a namorar de modo casual, uma mudança que Mason recepciona bem.

“A relação entre eles está enraizada na amizade profunda, crescendo com experiências compartilhadas, tendo esse amor platônico conhecido”, explica Liner. “Mason obviamente quer ser um pouco mais, então com isso vem a controvérsia e o conflito.”

As coisas ficam ainda mais complicadas quando Dimitri entra em cena. Comparado com o guardião mais velho, Mason é muito mais descontraído. No entanto, Liner observa que a atitude fácil de Mason não significa que ele não vai lutar pelo que ele quer.

“Eu me identifiquei muito com ele porque ele tenta o seu melhor em tudo o que faz”, diz o ator. “Ele quer fazer o melhor para as pessoas que ele se importa. Ele luta por seu amor.”

Sobre o relacionamento de Mason e Rose, Liner acrescenta: “Ele é um cara doce. Creio que, muitas vezes, você precisa ter uma pessoa doce, porque são elas que te mantem equilibradas.”

J. August Richards como Victor Dashkov

Um Moroi da realeza, Victor serve no Conselho Real e aconselha a Rainha. Ele testemunhou o classismo do Domínio de perto, devido ao seu marido (N/T: Robert Karp) e as suas filhas adotivas Mia (Mia McKenna-Bruce) e Sonya (Jonetta Kaiser) não serem da realeza.

“Temos algo muito fundamental em comum, ambos somos obcecados pela igualdade social”, diz Richards sobre seu apelo ao seu caráter. “No mundo de Academia de Vampiros, há uma estrutura de classes muito profunda. Victor está muito perturbado com isso.”

Como padrinho de Lissa, Victor também desempenha um papel importante na introdução da jovem Moroi ao mundo político do Domínio. “Ele a ensina a se vestir, com quem fazer amizade, com quem não fazer amizade”, explica Richards. “Ele sabe que tem a oportunidade de moldar Lissa para que se torne alguém que possa ajudá-lo a realizar uma mudança real neste mundo. Ele a ama como filha, mas é interessante como, às vezes, quando amamos alguém e também temos um propósito para eles, a nossa própria agenda pode ofuscar o que estamos pedindo a essa pessoa.”

Esta não é a primeira vez que Richards se envolve em um mundo sobrenatural, tendo ganhado destaque em Angel como o caçador de vampiros Charles Gunn. Ele gosta da chance de estar do outro lado da equação.

“Eu sempre disse para mim mesmo, se eu tivesse que fazer outra série de vampiros, teria que ser como um vampiro”, diz ele com uma risada.

Mia McKenna-Bruce como Mia Karp

Uma das filhas adotivas de Victor, a Moroi da não-realeza, Mia, quer alcançar o status de realeza não importa o quanto custe. Ela começa a série prometida a Andre Dragomir em uma relação sem amor, mas mutuamente benéfica, no entanto seus grandes planos são rapidamente tumultuados.

“Quando a conhecemos inicialmente, ela é muito — como posso dizer — retraída”, diz McKenna-Bruce. “Ela tem muito para desabrochar. Eu acho que é muito interessante pensar assim: ‘OK, vamos retomar o início: Por que ela é assim?'”

A sarcástica e perspicaz Moroi encontra seu par em Meredith Beckham (Rhian Blundell), uma Dhampir em treinamento para ser guardiã. A elitista Mia luta com sua diferença de status, mas “a personagem que conhecemos no início e a que vemos ao final da temporada é muito diferente”, provoca McKenna-Bruce.

Embora ela seja uma “grande fã” dos romances da Academia dos Vampiros, McKenna-Bruce decidiu não revisitá-los antes das filmagens. “Acho que muitos de nós tomaram a decisão de não reler ou analisar os livros, porque obviamente este é um mundo reimaginado do livro. Minha personagem é uma combinação de alguns personagens diferentes, (N/T: Mia Rinaldi e Natalie Dashkov) então [eu] não queria ficar presa em tentar seguir exatamente o que estava escrito no livro e, em vez disso, preferi abordar os roteiros da maneira que Julie e Marguerite viram.”

Jonetta Kaiser como Sonya Karp

No início da série, Mia desdenha de sua irmã Sonya. Como extremo oposto de sua irmã, Sonya vive uma vida isolada, contente em passar seus dias trabalhando na biblioteca. Kaiser se reconheceu na tranquila personagem.

“Eu cresci muito tímida”, diz ela. “Sonya é a garota estranha, e meio que guarda tudo para si mesma.”

Sonya também é uma das raras Moroi que não se especializou em um dos quatro elementos. O Conselho Real acreditava que isso significa que algo estava errado com ela e, portanto, submeteu-a a métodos cruéis destinados a “consertá-la”. Ela não tem sido a mesma desde então, o que não significa que ela está sem poderes.

“Ela fala com pássaros; Eu não falo com pássaros”, diz Kaiser com uma risada. “Mas eu poderia me imaginar falando com pássaros, o que seria muito legal de se fazer na vida real.”

Como sua irmã, Sonya desenvolve uma paixão por um Dhampir, e tenta explorar um relacionamento com o Guardião Mikhail (Max Parker), um dos poucos que desviam de seu caminho para demonstrar sua bondade.

Rhian Blundell como Meredith Beckham

Meredith é uma Dhampir e guardiã em treinamento, que prefere lutar mais com suas palavras do que através do combate. A novata esperta e inteligente é uma boa aliada para se ter por perto.

“Ela é leal ao extremo, por exemplo, ela com certeza voltaria para o prédio em chamas”, diz Blundell.

Desde seu primeiro encontro, Meredith não tem problemas em acompanhar Mia — ou corrigir suas suposições elitistas.

“Agradeço sua honestidade brutal”, diz Blundell. “Esse é um jogo bem divertido. Você sabe que vai ser a pessoa a dizer algo que, provavelmente, vai acender uma faísca na sala.”

Blundell leu todos os livros da Academia dos Vampiros, mas como McKenna-Bruce, ela escolheu não reler antes do show. “[Nos] livros, você conhece cada personagem através da perspectiva de Rose. Essa é a visão da Rose sobre essa personagem”, diz ela. “Então, eu acho que nós estaríamos fazendo certo desserviço em abordar nossos personagens pela perspectiva de Rose. Tivemos que tirá-los de nossa própria perspectiva.”

Anita-Joy Uwajeh como Tatiana Vogel

A Moroi da realeza, Tatiana Vogel, chegou recentemente à Corte Real para estudar com sua tia, a Sacerdotisa. Embora ela seja uma novata, Tatiana rapidamente se estabelece como uma força política a ser considerada.

“Ela é alguém que incomoda”, brinca Uwajeh. “Ela é só ousada, corajosa, destemida e sombria, além de afiada.”

Altamente motivada e “brilhante”, Tatiana coloca seus olhos até o topo, determinada a assumir o trono. A estrutura de classe do Domínio que mantém os Moroi da realeza em cima combina com ela, e Vogel não tem o desejo de mudar esse status quo. Conforme ela se torna uma voz mais poderosa no Conselho Real, Tatiana entra em conflito com o Moroi ideologicamente oposto, Victor.

Uwajeh sugere que também pode haver algo mais profundo do que a pura ambição que motiva Tatiana: “O amor, eu acho, impulsiona sua busca pelo poder”.

Vampire Academy estreia em 15 de setembro pela Peacock com os quatro primeiros episódios de sua temporada de 10 episódios. Os demais serão lançados semanalmente às quintas-feiras.