Apesar de os fãs declararem que era somente um “rumor”, o possível cancelamento da série de Vampire Academy logo tornou realidade.
No dia 19/01, a conta no instagram Deuxmoi, conhecida por soltar rumores e boatos sobre Hollywood, noticiou que a série de Vampire Academy poderia ser cancelada juntamente com One of Us is Lying.
Em 20/01, às 20:30 (horário de Brasília), foi confirmado pela DEADLINE o cancelamento da série de Vampire Academy.
Como justificativa, foi dito que “a série não encontrou o público necessário para justificar a renovação em outras temporadas”.
Além disso, no dia 31/01, o site Cinema Blend noticiou o cancelamento pela Peacock da produção de outra adaptação que seria inspirada no livro Dead Day, que também tinha como produtor o co-criador de The Vampire Diaries.
Apresentando mais uma justificativa, foi dito que “a plataforma está supostamente à procura de mais comédias e dramas do tipo ‘série de eventos'”.
Já mencionamos anteriormente que a plataforma estadunidense estava passando por maus lençóis financeiramente falando (veja aqui). Com certeza, com essa onda de cancelamentos de séries que não possuem uma finalização, e que não se resume exclusivamente à referida plataforma, esse estado pode ser consideravelmente agravado.
Diante desse fast food desenfreado de produções para plataformas de streaming sem um cuidado devido com marketing e com a produção do roteiro, de modo a resguardar o interesse e a expectativa do público já existente, fica muito difícil de enxergar um futuro promissor nas adaptações de livros. Pelo menos enquanto esse tipo de situação continuar acontecendo.
A Universal TV está buscando compradores para a série de Vampire Academy. Com essa notícia da Collider, o fandom gringo de Vampire Academy está com uma campanha na internet para que Vampire Academy seja vendida à outra plataforma e tenha um desfecho digno em relação aos acontecimentos da primeira temporada.
Ainda sim, essa movimentação divide opiniões quanto à continuidade do roteiro apresentado pela produtora executiva Julie Plec e seus roteiristas, VAWriters, no twitter: alguns fãs preferem que a séria seja refeita do zero, para trazer mais fidelidade em relação ao conteúdo dos livros, enquanto outros só querem que a série seja devidamente encerrada, para fugir do surto de séries canceladas sem um desfecho, o que vem acontecendo no cenário desde 2022.
Se quiserem saber mais da movimentação, as informações estão concentradas no twitter @Save_VA_ (em inglês).
Essa campanha traz um saudosismo de 2014, quando houve a tentativa de fazer com que o segundo filme de Vampire Academy fosse produzido de forma independente, mas que, infelizmente, não deu certo.
Nós, do VABR, torcemos para que o movimento não tenha o mesmo resultado de 2014. Pelo contrário, que seja vendida e que sua produção continue, pois nós continuamos com vocês. 😉