Durante a época de divulgação do filme, o site The Rotunda Online fez uma matéria sobre o filme Vampire Academy.
Bem-vindo a ‘Vampire Academy’: Estranho nem sequer começar a descrevê-lo…
Afie suas estacas de prata e se prepare para um passeio selvagem. Nas profundezas das montanhas de Montana existe uma academia especial, onde os alunos aprendem magia elementar e treinam para lutar contra os inimigos imortais. Dois tipos de alunos frequentam esta escola: os moroi e dhampirs. Moroi são os bons vampiros que se alimentam de sangue, mas eles não são de forma alguma imortais. Eles são capazes de usar magia elementar, e embora o sol vá enfraquecê-los, não vai matá-los.
Dhampirs são guardiões meio-humanos, meio-moroi dos moroi. Seus treinamentos fazem dhampirs serem letais e após a formatura, a cada moroi é atribuído um guardião dhampir. Depois, há o strigoi: os vampiros do mal, vampiros que são a causa de pesadelos e pavores. O strigoi só deseja uma coisa: sangue moroi e morte.
Rose Hathaway (Zoey Deutch), uma garota dhampir, compartilha um vínculo especial com sua melhor amiga, Lissa Dragomir (Lucy Fry), que é uma princesa moroi. Depois de fugir da Academia de São Vladimir há um ano, os guardiões da escola liderados por Dimitri Belikov (Danila Kozlovsky) finalmente rastrearam as duas meninas e as trouxeram obrigadas de volta para a academia. Agora que ela está de volta à academia, Lissa está sendo ameaçada por bilhetes e animais mortos, que todo mundo acredita que são apenas brincadeiras de escola. Mas são eles? Rose não tem tanta certeza. Enquanto Lissa se esforça para se adaptar à vida social da escola, Rose está sendo treinada por seu novo mentor, Dimitri, para lutar para que ela seja mais capaz de proteger Lissa. Juntamente com Dimitri e novo interesse amoroso de Lissa, Christian Ozera (Dominic Sherwood), Rose procura as respostas para estas ameaças misteriosas contra Lissa. Quem poderia estar por trás disso? Quem quer a princesa morta?
“Vampire Academy” é baseado no livro escrito por Richelle Mead. O maior medo de um fã é que o filme vá destruir o livro que tanto ama. Para “Vampire Academy”, os fãs não têm nada com que se preocupar. Há algumas diferenças em relação ao livro? Sim, há sempre alguma coisa, mas todos os pontos importantes da trama e os personagens estão presentes.
Os cineastas tomaram este amável livro e criaram a versão perfeita de cinema. O ritmo de um livro e o ritmo de um filme vão ser diferentes. Os autores têm mais liberdade com o texto escrito, mas quando se trata de efeitos visuais de filmes, há menos flexibilidade. Esses cineastas foram capazes de tirar o núcleo da história e permanecer o mais próximo do livro quanto possível, enquanto ainda criam um filme agradável.
Cada papel foi perfeitamente escolhido, da mesma forma. Deutch é formalmente conhecida por seu papel como Emily em “Beautiful Creatures” do ano passado. Ela é capaz de fazer todas as falas sarcásticas de Rose perfeitamente como a garota durona que era a topo de sua classe e cuja raiva aterroriza todos. Kozlovsky, um famoso ator russo, capta perfeitamente a natureza quieta, reservada, porém amorosa, de Dimitri ao enquanto é o melhor guardião (os alunos se referem a ele como um deus). Ambos Deutch e Kozlovsky capturam as habilidades de seus personagens para serem alegres durante o treinamento, e eles também fazem um excelente trabalho interpretando duas pessoas que se amam, mas têm que esconder seus sentimentos.
Fry brilha em seu papel como Lissa, princesa da raça dos vampiros. Ela capta com precisão as emoções de Lissa de tentar se encaixar ao ser ameaçada. Deutch e Fry retratam a estreita amizade de Rose e Lissa que nunca pode ser quebrada. Sherwood retrata o sarcasmo e o mau humor de Christian com facilidade. Ambos Sherwood e Fry são capazes de capturar o começo difícil de Christian e Lissa, terminando com uma relação forte.
Para as pessoas que não leram os livros, este filme ainda vai ser tão agradável quanto. Do diretor de “Meninas Malvadas” vem um ritmo rápido, cheio de ação, história romântica e bem-humorada sobre uma profunda amizade. Como uma grande fã da série e uma espectadora ávida, eu dou a este filme quatro estrelas e meia. Tanto como uma adaptação de livro para filme quanto a um filme por si só, este filme consegue.