Richelle Mead fala sobre fãs australianos e bilheteria de Vampire Academy com SBS
A autora de Vampire Academy, Richelle Mead, diz que os fãs australianos poderiam ajudar a garantir que a adaptação para o cinema se transformasse em uma franquia.
Baseado no primeiro de seis partes da série de romance de Mead, o filme Vampire Academy já estreou nos EUA, mas sua mordida na bilheteria não foi forte.
Arrecadou cerca de US$ 6.79 milhões (A$ 7.6 milhões) desde que estreou e neste momento Mead diz que é difícil dizer se haverá uma continuação, embora ela esteja cruzando os dedos.
“Ele puxou em sua base de fãs, mas não necessariamente as pessoas que não estavam familiarizadas com o livro”, diz ela, acrescentando que terá de chamar mais a não-fãs para atingir o território de franquia.
“Eu acho que eles estão (também) apenas esperando para ver como as coisas evoluem aqui com a bilheteria e em outros países ao longo dos próximos meses… ele tem uma enorme procura fora os EUA, de modo que poderia ser um fator determinante também”.
Uma dessas enormes bases de fãs está na Austrália, onde cerca de três quartos de um milhão de livros foram vendidos.
Enquanto os EUA ganham em termos de números absolutos, a Austrália tem o maior per capita de leitores de Vampire Academy.
“Se você quer o maior percentual em qualquer país que está lendo Vampire Academy, é a Austrália, então eles definitivamente estão próximos e queridos em meu coração”, diz ela.
Mead excursionou Austrália em 2009 para o quarto livro da série Vampire Academy, Blood Promise.
“Eu realmente tive minha maior multidão, acho, na Austrália”, diz ela.
Enquanto em Sydney, eles ainda fizeram um pós-festa estilo Vampire Academy em uma universidade – a primeira para Mead.
“Nós nunca tínhamos feito nada parecido nos Estados Unidos. Eu apenas pensei, alguém ainda vai vir para isto?” diz ela.
“E foi enorme. Apenas toneladas de fãs”.
Um dos novos fãs de Vampire Academy é Lucy Fry, uma atriz australiana que interpreta Lissa Dragomir no filme.
Uma vampira pacífica (chamada Moroi), Lissa é arrastada de volta para Vampire Academy com sua melhor amiga, Rose (Zoey Deutch). Uma meio-humano meio-vampiro guardiã-em-formação (conhecido como Dhampir), Rose está encarregada de proteger Lissa dos Strigoi perigosos, vampiros sedentos de sangue.
Fry leu Vampire Academy cinco vezes desde que ela foi elencada como Lissa. E foi vendo a jovem atriz e seus colegas de elenco trazer Vampire Academy para a vida que realmente impressionou Mead.
“Eles fizeram um trabalho tão bom na escolha do elenco”, diz ela.
“Eu acho que isso foi apenas o que me chocou quando eu vi, era o quão bem cada uma dessas pessoas fica o que eu estava tentando fazer no livro”.
Embora a história tivesse que ser racionalizada, Mead também ficou agradavelmente surpreendida com o quanto foi mantido no filme a partir do livro.
“Eu esperava mais cortes do que houve”, diz ela.
Mead teve um papel periférico, de assessoria quando se tratava de fazer o filme (que ela diz é bastante normal).
Ela diz que Hollywood e publicação são tão diferentes, mas eles estão tentando no fim dizer o mesmo conto.
“Tem sido muito divertido assistir a este lado das coisas”, diz ela.
“Eles acrescentam uma nova dimensão para a minha história”.