Olá, dampiros, morois e strigois!
Faz três dias que o nosso fandom está um caos, desde que tivemos a fatídica notícia de que Academia de Vampiros – O Beijo das Sombras havia sido cancelado nos cinemas brasileiros e que sairia direto em DVD, segundo nota enviada ao nosso site pela Diamonds Brasil, que detém os direitos do filme aqui no Brasil. A nossa equipe, que representa por meio do site o fandom brasileiro, estará agora se posicionando a respeito de tudo que vem, está e virá a acontecer.
Desde que Vampire Academy foi comprado pela Editora Agir aqui no Brasil que estamos sofrendo, desde a demora nos lançamentos, a tradução, troca de capas e títulos e etc. Aquilo de sempre que já nos acostumamos e já passou. O filme demorou a ser comprado, mas finalmente teve a pré-produção, produção, pós-produção, stills, tv spots e todo aquele material que vocês acompanharam conosco. Ficamos sabendo que ele tinha distribuidora no Brasil, não teve tanta divulgação quanto esperávamos, porém, sites grandes sobre cinema estavam divulgando e pelo material que tinha saído, estavam ansiosos. Menos de 15 dias para o lançamento do filme: cancelado, direto para DVD. O que aconteceu? Uma reação em cadeia. Até onde sabemos, são vários os fatores para o sucesso de um filme que contam, desde a venda dos livros no país até o número de pessoas que comentam e se interessam. Se antes, porém, nunca teve uma divulgação, quando o filme foi anunciado aqui muito menos. E infelizmente, apenas nós fãs não conseguimos dar tanto retorno como o esperado para o filme apenas indo aos cinemas. Somos a segunda maior fanbase de Vampire Academy no mundo (essa informação foi dada pela própria Richelle em seu Twitter, porém, não o temos. Se alguém tiver, nos avise) e claro, todo mundo estava contando conosco para ajudar na bilheteria. E é claro, querendo ou não ia ser um up no resultado final. Agora, a própria Richelle está contando apenas com os fãs da Austrália para ajudar. O nosso coração dói em dizer isso.
De fato estamos arrasados com o ocorrido com Vampire Academy e, entendemos o desespero de todos em busca de arranjar algum meio de resolver esse problema: seja tentando fazer a Diamond Films mudar de ideia, seja tentando trocar de distribuidora. O problema desta segunda opção é que, infelizmente, não é tão simples assim fazer essa troca e, claro, a Diamonds não o irá fazer, pelos seguintes motivos:
Não sei se todos sabem, mas isso se chama quebra de contrato. Quebras de contrato ou rescisões de contrato são previstas em lei de diversas formas, e a mais comum delas é o pagamento de multa pela quebra de contrato. Essas multas não costumam ser baratas e esse procedimento costuma ser extremamente burocrático dependendo das vias e, para rescindir um contrato de direitos de um filme seria algo demorado e trabalhoso de se conseguir. E de fato, isso não depende da nós, como fãs. Em verdade, somos meio que 1% nesse meio todo de direitos do filme e de contratos.
Muitos tem mandado e-mail, tuites, mensagens na page perguntando: E A PARIS FILMES? POR FAVOR, PEÇAM PARA ELES COMPRAREM OS DIREITOS! Ela está engajada em Divergente. E a atual moda ou o que está no topo das paradas são filmes neste estilo, então se ela não tentou entrar na briga pelos direitos do filme antes, agora, depois do resultado das bilheterias dos Estados Unidos – que infelizmente o mundo todo depende e para para olhar, visto que é dali que as pessoas se baseiam para saber se o filme é sucesso ou não -, ela de fato nem cogitaria lançar o nosso filme. E lembrem-se: aqui não é a Gleice, Dani, Cris, Mary, Rapha, Ana Luiza, Feeh, May, Bianca, Ana, Letícia, Domi e Day falando sobre o filme individualmente. É A EQUIPE. Porque por mais tristes, decepcionadas, arrasadas, nós tentamos ver a situação pelo ponto de vista de não fã.
Nós gostaríamos muito que pudesse ser simples assim, mas petições – essas assinaturas estilo Avaaz – dificilmente surtem efeito, só quando ganham grandes repercussões com grandes quantidades de assinaturas, geralmente ultrapassando os milhões. Do mesmo jeito, nós não anulamos essa ação de quem está fazendo ou tomando para si essa responsabilidade. É lindo, podem acreditar, ver tantos fãs empenhados. Não estamos querendo ser pessimistas, até porque nós sabemos e entendemos o desespero de vocês, pois também estamos desesperadas. Nós queremos o filme, nós queremos a continuação, mas as circunstâncias atuais não estão favoráveis ao nosso filme. Estamos pensando nas medidas certas e viáveis para tentarmos fazer algo – apesar de estar muito complicado.