BEM-VINDOS A SUA PRIMEIRA FONTE DE VAMPIRE ACADEMY NO BRASIL

Porque Vampire Academy Não Fez O Sucesso Esperado
07 março 2014

O site Bibliofield fez uma análise muito bacana sobre porque Academia de Vampiros – O Beijo das Sombras não alcançou o sucesso esperado, rastreando o motivo até a distribuidora americana, The Weinstein Company.

Muitos de vocês podem ter perdido a luz resplandecente que era Academia de Vampiros – O Beijo das Sombras, uma vez que chegou e saiu dos cinemas na América do Norte. Embora esteja classificado em segundo lugar no MTV Movie Brawl como filme mais esperado para 2014, o filme foi um fracasso total. Com a falta de publicidade e pouco reconhecimento de sites de cinema e críticos, o filme fracassou fazendo um triste 3921742 dólares em sua semana de estréia.

Como uma grande história sobre amizade, força e empoderamento, Academia de Vampiro – O Beijo das Sombras deveria ter conseguido pelo menos algum reconhecimento na bilheteria e pelos cinéfilos. Infelizmente, mesmo os fãs dos livros não foram número suficiente, e o filme agora está sendo retirado dos cinemas e até foi cancelado no Brasil 15 dias antes da estreia.

Por que esse filme não fez sucesso e por que tão poucas pessoas sabiam que estava no cinema? O motivo maior que os fãs apontam é a falta de divulgação para o público em geral. Sendo eu uma grande fã, vi um comercial para TV uma semana antes do filme estrear durante The Walking Dead quando o filme já estava sendo adiado nos cinemas. E como eu moro em Toronto estava esperando pelo menos alguma coisa no trânsito local, apenas para me desapontar novamente.

As poucas propagandas que foram mostradas foram aquelas que sugeriam o filme como Meninas Malvadas com presas encontra Harry Potter, querendo ser Crepúsculo. A história na verdade é baseada numa antiga lenda Românica sobre três raças de vampiros em guerra. Os dois personagens principais são melhores amigas de 17 anos, Rose (dhampir) e Lissa (princesa moroi). Elas estão de um lado da guerra tentando sobreviver, enquanto também lutam suas batalhas pessoais em seu próprio lado.

The Weinstein Company (TWC), que detém os direitos de distribuição de Academia de Vampiros – O Beijo das Sombras fez questão de mostrar somente as partes do filme relacionado ao drama do colegial que existe em todas as instituições, e como o filme se passa numa escola, é fácil compreender de que haveria algum. Outro grande problema é que muitas cenas dos trailers sequer apareceram no filme.

Tristemente, não para por ai os erros cometidos pela TWC além em não divulgar. Há agora a possível evidência de que eles propositalmente sabotaram o sucesso do filme. Daniel Waters, o adaptador de Academia de Vampiros – O Beijo das Sombras e potencialmente dos outros 6 livros da série, estendeu a mão para os fãs com um conto muito deprimente de como as interações com TWC passou por ele e seu irmão.

Nessa carta, Waters comenta o descontentamento da Companhia com a falta no enredo de “ação o tempo todo” não é Academia de Vampiros (e não mais outro livro de adaptações para o cinema). TWC estava esperando por um próximo Jogos Vorazes e não estava entendendo que só poderia haver um Jogos Vorazes. TWC, juntamente com outros distribuidores estrangeiros, pressionaram os irmãos Waters para fazerem grandes mudanças. Embora eles tentaram isso, há tanta coisa que você pode fazer para torná-lo menos Academia de Vampiros.

The Weinstein Company decidiu que o filme não era para eles e dentro de alguns meses antes do lançamento eles largaram mão, mandando uma mensagem para a indústria cinematográfica relatando às pessoas que já era rejeitado e que não valia nada. Ao rejeitar o filme, eles influenciaram todo o resto a não toca-lo [o filme]. Sem críticas, sem projeções e sem publicidade. Por causa do nome da Companhia e sua posição na indústria cinematográfica, o filme fracassou. Atualmente os fãs estão colocando a maior parte da culpa na TWC, já que seu trabalho é divulgar e distribuir o filme, não forçar alterações e por fim matar um possível sucesso de uma nova série de filmes.

Fãs estão esperando por um re-lançamento do corte do diretor, nova divulgação feita por uma nova companhia, e finalmente uma chance de o que os irmãos Waters podem fazer com o restante da série. Os fãs não estão desistindo. Petições para todas as suas ideias iniciaram no Change.org e há até essa possibilidade de os próprios fãs financiarem isso se nenhuma outra companhia o pegar. Embora financiar através dos fãs ser um último recurso, os fãs estão mais que preparados para ver Academia de Vampiros até o fim.

A The Weinstein Company pode ter sua própria opinião acerca do sucesso do filme ou de seu fracasso, mas eles não deveriam ter deixado o filme falhar na bilheteria ao propositalmente sabotarem simplesmente por problemas pessoais com os os irmãos Waters.

Embora Daniel Waters tenha compartilhado seu lado da história, os fãs gostariam de ouvir da TWC, se eles acharem que possuem mais informações sobre isso. Mas como os fãs se posicionam, eles se sentiram esmagados por uma grande corporação, ou resumindo no que Daniel disse “jogado para fora de um carro em movimento como uma prostituta morta”.

Atualmente os fãs estão chamando todos os grupos de fãs para assinar a petição por Aura Negra (o segundo livro da série) adaptado, e esperam por algum suporte da TWC em assumir a responsabilidade por como as coisas saíram pra VA. Isso poderia ter acontecido com qualquer adaptação de livro para filme – grandes corporações tentando dinheiro fácil usando seus fãs.

Fonte