Nome: Rosemarie Hathaway
Apelido: Rose, Roza e Pequena Dhampir
Espécie: Dhampir
Nacionalidade: americana
Aniversário: Final de Março
Idade: 17 anos (livro 1 até o final do 3), 18 anos (até o livro 6)
Família: Janine Hathaway (mãe) e Ibrahim (Abe) Mazur (pai)
Altura: aproximadamente 1,67m
Aparência: baixa, cabelo longo e olhos castanhos escuros que chegam quase a serem pretos, pele morena devido a herança de seu pai turco, corpo bem curvilíneo. Sua aparência é exótica quando comparada a dos Moroi, chamando muita atenção dos homens.
Relacionamento: solteira (até livro 5), namorada de Adrian (livro 5 e metade do livro 6), namorada de Dimitri (o restante do livro 6).
Ocupação: estudante (até começo do livro 5), guardiã de Vasilisa Dragomir (livro 5 e 6).
Personalidade: Rose é descrita inicialmente como impulsiva, sarcástica, temperamental, malcriada, irresponsável, atirada e problemática. Parte desse comportamento se deve ao fato dela ser a shadow-kissed de Lissa, absorvendo a escuridão dela. Notavelmente conhecida por ser festeira, rebelde e pegadora, além de ser dona de planos extremamente insanos, Rose constantemente vivia pegando detenções. Ela tinha reputação de durona e perigosa pelo campus. Entretanto, desde sua captura de volta para St. Vladimir, Rose acaba por se mostrar mais responsável e acaba crescendo. Com a ajuda de Dimitri, ela acaba se tornando a melhor aprendiz de toda a escola, e uma das melhores guardiãs. Apesar do comportamento muitas vezes negativo, Rose sempre se preocupou em proteger os outros, sempre colocou a vida de Lissa acima da dela e nunca falhou com seu principal dever: proteger sua melhor amiga, cuja a morte é desejada pelos Strigoi por ela ser a última da linhagem dos Dragomir.
Histórico: Aos quinze anos, ela sofreu um acidente de carro junto com Lissa e sua família. Rose acabou morrendo, mas Lissa a trouxe de volta com espírito – surgindo assim a ligação psíquica que elas possuem.
No segundo livro da série ela faz sua primeira matança e ganha suas duas primeiras molnija – mas a um preço alto.
“A princesa não precisa de uma rede ou de um exército. Não quando ela tinha essa protetora.
Rose Hathaway.
Havia uma paixão cheia de intensidade que irradiava dela, quase como uma coisa palpável. Tensão preenchia cada parte do seu corpo quando me olhou e me desafiou. Ela possuía uma ferocidade que eu não esperava; que ninguém esperava. Eu me surpreendi, provavelmente, porque não pude ver o registro do passado inadimplente dela. Mas havia um brilho em seus olhos quando disse que não era piada. Que morreria mil vezes antes de deixar alguém prejudicar a princesa. Ela me fez lembrar de um gato encurralado, elegante e bonita, mas plenamente capaz de arranhar seu rosto se provocado.
E sim, mesmo na falta de iluminação, eu podia ver que ela era linda, de uma forma mortal e que me impressionou muito. Suas fotos não tinham feito sua justiça. Um longo cabelo escuro emoldurava o rosto, cheio de um tipo de beleza dura, que um homem poderia facilmente querer manter seu coração a distância. Seus olhos, embora cheios de ódio por mim, ainda conseguiram ser sedutores, o que só acrescentou ao seu perigo. Ela pode estar desarmada, mas Rose Hathaway estava na posse de muitas armas. Eu não queria brigar com ela e estendi as mãos num gesto apaziguador quando dei um passo para frente.” Dimitri Belikov
“Você foi beijada pelas sombras. Você cruzou com a Morte, no outro lado, e voltou. Você acha que algo assim não deixa uma marca na alma? Você tem um grande senso de vida e o mundo – muito maior que até mesmo eu tenho – mesmo que você não se dê conta. Você deveria ter continuado morta. Vasilisa tocou a Morte para trazer você de volta e a ligou com você para sempre. Você estava na verdade nos braços dele, e alguma parte de você vai sempre lembrar disso, é por isso que você luta para se agarrar a vida e experimenta tudo que pode. É por isso que você é tão descuidada em tudo que você faz. Você não segura seus sentimentos, sua paixão, sua raiva. Faz você incrível. E faz você ser perigosa.” Victor Dashkov