A executiva da NBC/Universal TV, que é dona da plataforma de streaming Peacock, explicou os motivos pelos quais a série de Vampire Academy foi cancelada.
Ontem, a The Hollywood Reporter conversou com a presidente de Conteúdo de Entretenimento e TV da NBCUniversal, Susan Rovner. Durante a conversa, foi explicado o motivo do cancelamento de várias séries, incluindo Vampire Academy, a série em desenvolvimento de Plec e Kevin Williamson, Dead Day, e o thriller One Of Us is Lying.
Ela disse que uma das grandes lições que a Peacock aprendeu foi a de atrair espectadores adultos primeiro e que era “muito cedo para colocar esses programas na plataforma”, embora possa haver espaço para um programa adolescente como Vampire Academy em algum lugar no futuro, em poucos anos. Leia a citação completa e livremente traduzida abaixo:
Eu tenho uma história com Julie e Kevin desde meus dias na Warner. Em ambas as séries, One of Us Is Lying e Vampire Academy, o ponto central de encerramento ser muito cedo para colocar esses programas na plataforma. O que percebemos foi a necessidade de cativar os pais antes de cativar os adolescentes. E espero que, assim que conseguirmos os pais, com programas como Poker Face e Traitors, nós possamos fazer um programa como Vampire Academy daqui a alguns anos. O momento não era o certo. Ainda não tínhamos a habilidade de atrair um público jovem adulto.
A ScreenRant apontou que achar uma nova casa para a série, no contexto atual, não parece ser uma tarefa fácil. Normalmente, quem resgata séries canceladas são as plataformas de streaming. Apesar disso, houve um caso em que uma série de streaming foi resgatada, a série One Day at a Time, produzida pela Netflix, foi adquirida pela Pop TV.
Contudo, o momento não parece ser favorável mesmo. As plataformas de streaming estão “limpando” suas cartelas de séries, e não parecem interessadas em trazer séries originais que já passaram por rascunhos. A maior chance seria com a Netflix, que também tem fama de enterrar séries compradas de outras plataformas, o que levaria a Vampire Academy ter de provar seu valor, em especial, quanto ao investimento a ser feito para a compra e continuação da série.
O redator da notícia da ScreenRant aponta que seria necessário uma movimentação dos fãs para fazer provar o valor da série.
No entanto, há de se discordar integralmente dessa posição, afinal, a derrocada da série teve muitos fatores e, um dos mais gritantes deles, foi a falta de marketing e divulgação da série para além da bolha do twitter e da internet – ter um curto período de tempo entre a finalização da produção da série e seu lançamento pode ser apresentado como um fator crucial que influenciou o resultado final de Vampire Academy.
Não parece ser justo jogar o peso dessa grande produção e sua venda que, diga-se de passagem, envolvem empresas multimilionárias globais, no colo dos fãs. Uma tática um tanto quanto sorrateira de tirar o foco dos reais culpados dessa trajetória que se apresentou fadada ao fracasso. – VABR Staff