E hoje, com a proximidade do filme, o site HerRoyalGuardian fez um artigo para desmistificar todas as comparações de Vampire Academy com outros filmes já lançados. Confira abaixo a tradução completa.
Vamos lembrar aos não fãs e futuros fãs que ‘Vampire Academy’ não é ‘Crepúsculo’
Desde que Vampire Academy foi lançado, os fãs tiveram que lutar contra a comparação com Crepúsculo. E com a proximidade do filme, infelizmente, essa comparação cresceu como nunca. Isso estava em Reelz.com há alguns anos atrás… Antes mesmo de o filme se tornar real. Agora, nós estamos a cinco dias do lançamento do filme, então não há melhor momento para refrescar a memória dos não fãs – porque nós temos certeza que vocês têm palestrado falado para todo mundo que vocês conhecem – que VA DEFINITIVAMENTE NÃO É CREPÚSCULO.
“Enquanto a série de Stephenie Meye, Crepúsculo, continua a se alastrar pelos fãs, outra franquia de ‘livro que virou filme’ está ganhando seu momento com força cultural própria e –surpresa – também é sobre vampiros e adolescentes. O primeiro filme de Vampire Academy, da série de Richelle Mead está em pré-produção, tendo assim fãs especulando sobre a escolha do elenco e criando também seus próprios pôsteres e trailers. Enquanto as duas franquias irão ser inevitavelmente comparadas (e além de se criar certa rivalidade), uma coisa é certa: o reinado dos vampiros está longe de acabar.”
Personagens Principais
Com Bella e Crepúsculo, nós exploramos a profundeza da ordinária mente feminina. Bella é controlada pelas suas emoções que de um jeito estranho a mantêm isolada. Rose, por outro lado, mesmo que caia no chão correndo, ela não para até que todo obstáculo a sua frente esteja derrubado. Ela age sem pensar, fala o que vem em sua mente e raramente é pega sem palavras. Com Bella, nós somos forçados a reconhecer a emoção do ser humano dentro de nós, enquanto que com Rose, nós sentimos a necessidade de se levantar e chutar todo lixo que nos mantém longe de nossos objetivos.
Enredo
Crepúsculo é uma história extremamente centrada em um personagem. Quando a ação acalma, Bella e Edward são focados para nos deslumbrar com sua química. Em Vampire Academy nós somos instantaneamente puxados para a ação, com a fuga dos guardiões metade vampiros e com um verdadeiro show do humor ácido de Rose e seu comportamento irracional. Em Crepúsculo, nós entramos de forma lenta nas situações e assistimos aos eventos que nos levam facilmente aos conflitos. Em Vampire Academy, nós estamos no meio de um conflito e brincando de pega-pega de uma forma veloz e emocionante.
Relacionamentos
Bella vê Edward do outro lado da sala e silenciosamente se intriga na primeira olhada. Rose vê Dimitri Belikov do outro lado do jardim e entra em modo de ataque. Somente a frustração e o intenso treino físico fazem com que Rose comece a apreciar quem Dimitri é. Ambos os romances são proibidos, mas enquanto Edward e Bella ficam atormentados por conta de sua limitação da diferença de espécie, Rose e Dimitri têm o dever de lidar não só com o drama aluno-professor, mas também com o fato de que em seu mundo sua espécie não pode ficar junta. Outro ponto central sobre os relacionamentos em Vampire Academy é a conexão de Rose com Lissa, uma Moroi e sua melhor amiga. Elas compartilham uma ligação especial que também impulsiona o enredo e é essencial para a série. Essa amizade feminina, porém, não é explorada em Crepúsculo. Sua relação com as irmãs de Edward e com as garotas de Forks não podem nem de longe ser comparada com a absoluta confiança e devoção que Lissa e Rose possuem. Essa conexão fortalece não só o enredo, mas também o desenvolvimento de Rose na série.
A ‘Palavra-com-V’
Essas duas séries são centradas em vampiros, mas as características físicas e emocionais não poderiam ser mais diferentes! Em Crepúsculo, vampiros são deuses brilhantes; quase indestrutíveis e desarmados, esses seres parecem ter saído de um sonho. E enquanto alguns são assassinos cruéis, a maioria parece se lembrar da sua humanidade e não possuem problemas em ficar escondidos do público em geral. Em Vampire Academy nós somos introduzidos a duas raças de vampiros – os Moroi e os Strigoi. Moroi são os vampiros vivos que tomam sangue o suficiente para sobreviverem e também comem comida normal. Eles podem sair de dia como em Crepúsculo (apesar de não ter nada de brilho), mas se cansam muito rápido. Os Strigoi são sugadores de sangue sem alma, malignos que não podem sair na luz do Sol. Existem várias formas de se criar um Strigoi e uma (das mais variadas) maneiras de matá-lo é com a estaca. Então, para aqueles que estão com medo de uma cópia fajuta de Crepúsculo, não fiquem! Vampire Academy traz sangue novo ao gênero!