Richelle Mead tem aproveitado seu momento de folga gestacional para dar várias entrevistas, este aqui é para a CBS News e ela fala sobre o filme e um pouquinho de The Fiery Heart.
Richelle Mead está desfrutando assistir aos frutos
de seu trabalhando aparecendo em forma de filme.A autora, por trás da série best-seller jovem-adulto “Vampire Academy”, está feliz com a forma como o diretor Mark Waters está reimaginando seu romance de 2007 para a grande tela. O filme, estrelado por Zoey Deutch, Sarah Hyland, Olga Kurylenko, Joely Richardson e Gabriel Byrne, segue Rose Hathaway (Deutch), 17 anos, meia vampira, que está treinando para ser uma guarda-costas para os vampiros vivos. Sua vida fica complicada quando ela logo percebe os perigos que seu novo papel abrange.
“Tudo o que vi eu pensei que era muito bem feito”, disse Mead a CBSNews.com sobre o filme, que desembarca nos cinemas em 14 de fevereiro de 2014. “Os livros são muito difíceis de classificar em apenas um gênero. Eles têm esses momentos de humor. Depois eles têm esses momentos sérios. É apenas uma mistura e eu adoro que eles capturaram isso e não foram somente em uma direção. Eles não fizeram tão melodramático, sem piadas. Por outro lado, eles também não encheram de repente. Eles pegaram o que eu estava tentando fazer, que a vida é uma justaposição de todas essas coisas diferentes, então por que não fazer uma história sobre a vida. Acho que eles realmente pegaram bem o tom”.
Mead decidiu escrever um livro jovem-adulto de vampiros após anos escrevendo romances adultos de fantasia urbana. “Eu queria aproveitar a ideia de algumas aulas que eu tive na faculdade sobre folclore russo e romeno, que é de onde um monte de histórias de vampiros veio… Eu fiz disso o meu próprio enredo e o transformei em um ambiente adolescente”, disse ela.
A autora, residida em Seattle, disse que não tinha ideia que sua história iria repercutir tanto com os leitores, eventualmente se tornando uma série de best-sellers de seis partes que já foi traduzida para 30 idiomas.
“Essa é a parte onde fica um pouco louco… Eu não esperava que ele fosse o que foi porque ele era uma espécie de projeto de período de descanso… Construiu-se uma sequência firme e foi aproximadamente no meio da série que realmente comecei a receber essas grandes audiências”, disse ela.
Mead vendeu os direitos de “Vampire Academy” anos atrás, e, apesar de a produtora lançar a ideia para Hollywood, ela não estava “obtendo mordidas”.
“Com o fenômeno vampiresco, é como, ‘Oh, eu aposto que “Crepúsculo” abriu o caminho’. Mas se alguma coisa, ‘Crepúsculo’ foi um tropeço na passagem, porque eu acho que grande parte de Hollywood não queria tocar em nada relacionado com vampiros já que ‘Crepúsculo’ recebia tanta atenção”, disse Mead. “Então você tem TV, você tem ‘Vampire Diaries’ e ‘True Blood’. E ninguém quer tocar em uma história de vampiros. Então nós não vimos atividade alguma”.
Isso foi até o começo de 2013, quando Mead descobriu que uma chamada para audições tinha sido enviada para “Vampire Academy”. Foi “alucinante”, disse ela. Desde então, Mead atuou como consultora do filme. Ela viu uma abundância de imagens e foi ao set, mas não está fortemente envolvida na produção.
“Eu acho que livros e filmes são formas de arte muito diferentes e eu sei em qual delas eu sou boa”, disse a autora de 36 anos de idade.
Quanto à adaptação do livro para a tela, Mead disse que há definitivamente algumas mudanças, mas nada do enredo principal foi alterado: “São pequenas coisas que não se traduzem bem da página para a tela que eles mudaram… Eu achei que foi tudo muito fiel, muito respeitoso com o material original. Espero que os leitores dos livros concordem comigo… Espero que eles percebam que é uma forma de arte. É uma adaptação”.
Os fãs da série tiveram a oportunidade de ver o primeiro teaser trailer do filme durante o verão. “Há o humor, o romance e a ação. Eles jogaram tudo lá dentro no teaser. Espero que isso não tenha sido muito esmagador para as pessoas, porque é um monte de coisas em 60 segundos, mas isso é o que um teaser é”, ela disse.
Mead, por sua vez, vem concentrando seus esforços em seu próximo livro jovem-adulto, “The Fiery Heart”, parte de sua série “Bloodlines”, que chega em 19 de novembro.
“Ele tem alguns dos mesmos personagens aparecendo [de ‘Vampire Academy’] e eu tenho várias brechas neste também se eu quiser trazer de volta outros caras da primeira série e fazer mais livros com eles”, disse Mead .
Mead diz que o recente frenesi vampiro é mais uma “coisa singular”. Mas, em sua opinião, vampiros “vieram para ficar” por um longo tempo. “Perguntam-me o tempo todo: ‘Por que vampiros são populares?’. Eu não sei. Eles persistem mesmo. As pessoas os amam”.
Os produtores por trás de “Vampire Academy” esperam que os fãs adorem este próximo filme, porque se gostarem, sequências provavelmente estarão em obras.
“Nós o faríamos por completo”, disse Mead de sua série. “Se o primeiro for bem sucedido, está tudo encaminhado para isso. Eles definitivamente têm um olho para tal. Eles fizeram questão de elencar alguns jovens atores. Naturalmente, eles vão ser jovens, apesar de tudo. Mas há uma diferença entre pegar jovens de 18 e jovens de 25 porque se você tem uma série de seis livros, então, com seis anos a partir de agora, eles não vão parecer com seus papéis.”