BEM-VINDOS A SUA PRIMEIRA FONTE DE VAMPIRE ACADEMY NO BRASIL

06 janeiro 2011

O site Shadowkissed.com disponibilizou no dia 04 de janeiro, uma entrevista exclusiva com Michael Preger, sim isso mesmo, dono da produtora Preger Entertainment, ou seja, a produtora que comprou os direitos de gravar VA! A matéria em inglês você encontra aqui.

E a tradução segue abaixo:

Aqui no Shadowkissed.com estivemos balaçando as paredes de tanta excitação pelos ultimos dias. O motivo? Nós fomos sortudos o bastante para obter esta entrevista exclusiva com Michael Preger da Preger Enternaiment.

Para aqueles que não sabem, Preger Entertainmente é a força motriz atras da criação da adaptação do filme de Vampire Academy.

SK.com: Os livros são estabelecidos em um numero de locais, Montana, Las Vegas, Rússia, Sibéria e muitos outros. As locações são muito importantes para a historia, a arquitetura intrigante da Rússia, a expansão gótica dos prédios da escola cercada pela floresta… Você está planejando filmar nas locações ou parece ser mais provável em fazer um bom uso do departamento de edição e criar o mundo na tela?

Michael: Muitas das suas perguntas, como esta, são decisões que serão feitas por um estúdio, escritor e mais importante o diretor que foram trazidas para o projeto. Decisões como essa terá mais a ver com a aprovação do orçamento.

Sk.com: No passado existiram um numero de filmes que foram feitos baseados amplamente em fãs, um grande numero desses fãs vêem a si próprios como os personagens favoritos e pulariam diretamente na oportunidade de fazer o teste. Alguns desses filmes se recusaram em aceitar inscrições internacionais de atores… Você vê Vampire Academy chegando na mesma conclusão  e usando apenas atores americanos? Ou internacionais aspirantes a atores tem uma chance? Se não, você poderia explicar o porquê?

Michael: Eu recebo muito esta questão. De novo, nenhuma decisão foi tomada a respeito dos planos de elenco. Tipicamente, um Agente de Elenco é contratado e a responsabilidade deles é facilitar o processo. Enquanto eu entendo que o interesse de muitos fãs levam a isto. Deve ser entendido que  o elenco de um Filme Cinematográfico é a parte critica do sucesso de qualquer filme e que a equipe criativa por trás do  projeto é responsável reunir os mais experientes e talentosos atores possíveis. Honestamente, não é provável que aprovaria qualquer outro senão um ator experiente e treinado para interpretar qualquer um dos principais papeis do filme. Quando você considera milhões de dólares colocados em risco por um estúdio para fazer um filme como este, eles não podem se permitir correr um risco com um talento não comprovado e bruto. Eu gosto de pensar que talvez, dependendo do estúdio, nós poderemos escalar alguns fãs em papeis secundários  ou atores substitutos extras. Mas o processo de selecionar a Rose, ou Lissa, ou qualquer outro principal personagem serão um desafio e pesado processo tanto pelos produtores e pelo estúdio.

Sk.com: Existe um grande debate na comunidade de Vampire Academy sobre os méritos em usar atores experientes contra os inexperientes e não conhecidos… Você veria uma possibilidade para Rose ser uma completa desconhecida com experiência limitada?

Michael: A mesma resposta. Existe uma grande diferença em “desconhecida” e “não comprovada”. Existe um bando de talentos novos e jovens surgindo em Hollywood e através do mundo mesmo. Então a questão não é sobre se eles são uma “estrela” conhecida ou não. Existem argumentos quanto ao fato de uma “estrela” estabelecida é certo para o papel ou não. Richelle expressou suas preocupações a respeito de talentos conhecidos versus desconhecidos –como ela desejaria o ultimo. A preocupação é que alguns atores estabilizados possuem uma bagagem dependendo dos papeis anteriores. Por outro lado, muitos podem discutir que atores realmente talentosos podem passar de um papel para papel com muito sucesso. Então isto mantêm uma questão a mais que não pode ser responde neste estagio inicial no processo.

Sk.com: Quais são os principais processos de pensamentos na hora de escolher diretores e roteiristas? É difícil?

Michael: Uau! Você tem alguma pergunta fácil? O diretos e/ou roteiristas podem ser a mais importante decisão de todas! O que nós procuramos é alguém que tenha demonstrado através do seu trabalho passado, a nuance e sensibilidade  para o material e personagens na historia. De novo, os produtores e estúdio iram tentar colaborar nesta visão e encontrar o talento que pode preencher tanto a realização criativa como também arcar com a responsabilidade de trazer a visão para a tela. É um longo e árduo processo para dizer pelo menos. Da mesma forma, os roteiristas e diretores solicitados devem compartilhar também a paixão e interesse pelo trabalho. Então, existem outros problemas como disponibilidade, como os profissionais mais talentosos normalmente se comprometem em avançar.Assim, os problemas com o tempo são ainda mais um problema para lidar com os estúdios, eles devem planejar com antecedência seus lançamentos e os prazos para disponibilidade são muito importantes também.

Sk.com: O quanto que a opinião dos fãs afetam as decisões? Preger realmente parece que estão pegando idéias dos fãs, isto é algo que fazem em todas as produções ou é porque VA é tão popular que eles querem ter certeza de que estão acertando?

Michael: Minha decisão de ter a absorção dos fãs é algo único para este projeto. Porque este trabalho é tão bem estabelecido com a base de fãs, faz disto um diferente tipo de projeto para nós. Primeiro é o apoio destes fãs que é até mesmo critico fazer este filme. Para fazer o caso em Hollywood,acreditamos que temos a próxima grande franquia para seguir ao encalço de Harry Potter e Crepúsculo não é algo que ninguém leva a sério no inicio.Esta é uma suposição ambiciosa para fazer nesse negócio!Porém é a paixão e apoio desses fãs que forçam Hollywood para pelo menos considerar as possibilidades. Também, as dicas que recebemos dos fãs todos os dias na Pagina do Facebook e outros sites como Shadowkissed.com, está nos ajudando à entender o que exatamente os fãs esperam neste filme. E que podem apenas nos ajudar conforme nós nos movemos na direção da criatividade e conceitividade. Acreditamos que isto irá fazer diferença no filme que iremos fazer.

Sk.com: Em meio a tantos adaptações de filmes recentes que começaram com boas intenções em incluir tudo e acabaram cortando grande quantidade de pedaços no final, qual é a linha que defini a determinação de informações do livro que são incluídas? Como você decide o que tem que fazer e o que pode ser cortado no final do dia?

Michael: O que mais importa é que a história de fundo (de qualquer maneira que é estruturada) é uma experiência satisfatória e realizadora para a audiência do filme. Eu acho que todo mundo entende que não podemos fazer um filme que inclui todos os detalhes do livro. A melhor maneira de explicar isto é que um roteiro normalmente tem 100-110 paginas. Um livro comum possui de 350-500 paginas. O desafia os cineastas é transportar a essência, a nuance, personalidades,situações e locais da historia em uma abreviada porém convincente maneira para que então o publico do filme possa aproveitar uma experiência similar ao livro. Isto é o que faz do cinema uma Arte. Não tem nada de fácil sobre isso! No final, uma colaboração criativa entre os roteiristas e diretor irão determinar como isto será melhor realizado.

Sk.com: Que tipo de filme você espera criar com VA?Independente? Dramático? Blockbuster*? Você acha que isto será determinado por quem você escolher como Diretor/Roteirista?

Michael: Qualquer que seja o caminho que o projeto pegue, por exemplo, Indie***, pequeno filme de estúdio ou blockbuster, dependerá de muitas variáveis. Orçamento de produção, comprometimento do marketing pelo distribuidor, datas de lançamento, comprometimento de talento para o projeto, e mais 100 outros problemas irão finalmente determinar o que o filme será. Pessoalmente, eu quero que este filme seja colocado como Blockbuster. Eu acredito que Richelle criou um universo em volta deste trabalho que tem o potencial de ser a próxima grande franquia. Ao mesmo tempo, eu acredito que a base de fãs pode e fará deste filme algo especial. Meu trabalho é ter certeza de que façamos o melhor filme possível independentemente de nossas oportunidades de sua criação. A boa noticia é que nós já recebemos duas grandes propostas, mas nós estamos nos segurando até agora em tomar alguma decisão até que nós tenhamos a oportunidade para explorar o projeto com todas as partes interessadas. Minha confiança é alta neste momento que nós iremos ter um filme no mercado. Porém o que o filme pode ser é uma questão a ser explorada.

*Blockbuster – termo designado para filmes de grandes orçamentos e publicos.

*** Indie – Independente.

Sk.com: Como você está determinando seu publico alvo? Enquanto um monte de  fãs de Vampire Academy curtem outro vampiro relacionado a livros adolescentes, a série é totalmente diferente. Como você pretende vender o livro para adaptação em filme para que então isto se mantenha sozinho e forte por si próprio?

Michael: Enquanto as similaridades de Vampire Academy com outra série “Vampiro Adolescente” dividem algumas determinadas idéias, eu sempre vi VA como uma história muito maior. Isto é tanto quanto uma coming-of-age * história cavando para universal verdades sobre vida, relacionamentos, amizades, conflitos pessoais e bom e mal. Para mim, o que define uma audiência universal. Algo que todo mundo pode se identificar. Enquanto a demografia para a série de livros tem predominantemente adolescentes femininas, eu acredito que a história pode ser apelativa para uma audiência mais aberta que esta. Então o filme que eu quero ver é um que possa conectar toda a demografia. Não vejo razão que esta história não pode ser apelativa para o publico masculino também.Eu acho que o marketing atrás da série de livro um pouco que excluiu aquilo, mas não vejo razão a qual o filme não possa cobrir este espaço. Um dos motivos que eu atingi Don Murphy para este projeto foi para manda um aviso avançado para o nucleo masculino de publico, que esta história não é o que você pensa que é! Qualquer um que está familiarizado com os projetos passados de Don certamente perceberam isso.Se conseguirmos cumprir essa, e nós temos a história com a qual a fazê-lo, eu acho que nós podemos entregar um filme para todas as audiências. Quando Don me ligou dizendo “Eu mal posso esperar pelo próximo fascículo”, eu sei que estou no caminho certo! Uma coisa que Don não é conhecido é por histórias chatas ou bobas! Se Don gosta, e ele está muito, muito, apaixonado, eu conheço uma grande assistência que pode e irá cumprir.

*coming- of- age – é um termo usado para dizer quando uma pessoa jovem está se tornando adulto. Não encontrei termo similar no português.

Sk.com: Qual o tamanho da liberdade que você dá ao diretor e roteirista em termos de mudar a natureza do trabalho real? Está em olhar de perto o elenco e sentir os reais personagens, a força do filme, até mesmo a mudança da história? Ou você prefere uma adaptação mais arredondada?

Michael: Nosso objetivo é permanecer tão verdadeiro possível quanto o mundo de Richelle. Porém o processo criativo, como explicado acima, irá determinar finalmente a essência da adaptação. Algumas das técnicas geralmente empregadas em adaptar um livro em um roteiro, inclui essas coisas como a combinação de certas características, embora nenhuma decisão como esta foi tomada ainda. Outras técnicas algumas vezes envolvem a consolidação do tempo, locações e eventos. Então adaptação de cena por cena literalmente não deve ser esperada. Essas mudanças são feitas para ajudar a condensar a história para caber dentro do tempo distribuídos pro filme. Mas tudo isto ainda será decidido. No final nós queremos que o filme transmita todas as emoções, personalidades, conflitos e resoluções que fazem da história, a história. Nossa anseio não é desapontar os fãs. É por isso que nós valorizamos os conselhos desde o começo.

Sk.com: Adaptações de Livros para Filmes parecem se desenvolver mais e mais conforme as séries crescem… seguindo modelos de sucesso do passado e os fracassos, quais são alguns dos planos para assegurar que os fãs de VA estão satisfeitos com o trabalho e não são deixados esperando para a sequência que nunca chega? E como você acha que estes modelos irão ajudar você a evitar o que parece ser as óbvias armadilhas das adaptações?

Michael: O que é ótimo sobre Vampire Academy e a que define das outras séries é a profundidade da história e personagens que a Richelle apresentou para nós. A verdade é , existe mais história do que nós poderíamos alguma vez comprimir para a série de filmes. Isto permite a nós muita latitude e substancias para criar os filmes. Uma grande reclamação que ouvimos é quando, em algumas das adaptações, eles fogem da história e inventam novos conflitos ou eventos para mover as cenas pra frente. Este é um problema que nós nunca iremos ter. Como este “embaraço de riquezas”, eu não consigo ver onde nós teríamos que inventar algo novo. Para não falar o fato que a segunda série de livros já está em progresso. Minha maio preocupação é, como nós iremos adaptar tudo isto rápido o bastante para deixar o publico feliz?

Sk.com: O que inicialmente o deixou excitado sobre Vampire Academy e o que te  deixa mais excitado em recriar na telona?

Michael: O que eu achei mais intrigante foi o personagem de Rose. A forte personalidade feminina. É sua coragem e determinação em superar todos seus conflitos que realmente me cativou. O fato dela ser uma heroína imperfeita– inclinada a erros, asneiras e problemas auto-infligidos em sua vida que fazem a história viver. Enquanto as circunstancias dela são unicas, para não dizer pouco, os problemas dela são do tipo de problemas que soam verdadeiros. Então tão fantástico quanto é o mundo dela, nós podemos nos relacionar em termos verdadeiros e experiências de vida. As suas decisões, certas ou erradas, são decisões que nós temos que enfrentar em nossas vidas reais em algum degrau. O equilíbrio entre certo e errado,  verdades e mentiras, bom e mal, amor e ciúmes, todos combinam na vida real e propósito. Sobrevivente de não só sua existência, mas sua integridade e sanidade.

Sk.com: Como você se tornou envolvido com a filmagem de filmes, você tem alguma dica para aqueles que querem perseguir a carreira em produção de filmes?

Michael: Sim! Existem maneiras mais fáceis de se viver! Pessoalmente, eu me tornei envolvido por acidente. Você tem que ter muita paixão e comprometimento no negócio.Os fracassos irão sempre superar o sucesso, e a tenacidade e dedicação que precisa para sobreviver nesta industria é mais do que você possa imaginar. Mas se você tiver comprometimento e os anos para perseguir isto, as recompensas podem ser muito gratificantes.

Sk.com: Tem existido muitas disputas de fãs na pagina do Facebook à cerca do ator Ben Barnes e o modelo Andrei Andrei para o papel de Dimitri… Você apoiaria qualquer um dos dois agora para ser o Dimitri? Existe algo que você diria aos fãs “do contra” ?

Michael: Humm, tenho seguido o debate por muitos meses, agora eu acho que irei deixar essa pergunta de lado! Não importa o que eu responder, alguém irá ficar infeliz. Então tudo o que eu direi é para esperar pelo filme– então você terá minha resposta.

Sk.com: Existe algum dos ‘atores dos sonhos’ que você amaria trabalhar junto para algum dos personagens de Vampire Academy? Algum que de repente apareceu em sua mente  enquanto você pensava nos personagens?

Michael: Neste momento, não!

Sk.com: Os fãs estão bastante ansiosos para o filme, e nós temos certeza que muitos deles estão imaginando se existe alguma coisa que eles possam fazer para ajudar no filme… Existe algo que eles possam fazer para ajudar? Ou você tem alguma idéia do que possamos esperar em ouvir durante 2011?

Michael: Eu acho que vocês todos irão ouvir sobre um acordo sendo concluído para este projeto e que o progresso do filme está em curso. O que nós necessitamos dos fãs é que eles continuem apoiando e participando. Os fãs continuam sendo a força motriz por trás desse filme ser feito. A participação dos fãs no TheOffcialVampireAcademyMoviePage no Facebook tem tido um impacto real em Hollywood e os estúdios estão um tanto quanto impressionados! Quanto maior a pagina se torna, mais atraente será o projeto para os estúdios!

Sk.com: Existem algumas maravilhosas camisas de “Times” neste momento, você seria um team Belikov, certo?

Michael:Isto é novidade pra mim? A única camisa que eu visto é ” Por favor, faça meu filme”!

Sk.com: Obrigado, eu espero que você tenha aproveitado a época festiva e que tudo tenha ido bem.

Michael: Obrigado por todo seu trabalho árduo e apoio em ajudar isto a se tornar realidade para todos nós!!!

Tradução Mariana Cataldi