Não tínhamos postado a tradução dessa entrevista que a Richelle deu para o site Moviehole antes porque o site estava em manutenção. Vocês podem conferi-la abaixo:
A amada série de Richelle Mead, que desaparece das prateleiras, “Vampire Academy” está se dirigido para a telona – e, ao que tudo indica, está guardando a mordida.
O primeiro filme da franquia celuloide proposto, “Vampire Academy”, tem alguns gatos criativos que trabalham nele como um poste de arranhar – o diretor de “Meninas Malvadas” Mark Waters é o comandante, seu irmão e o escritor de “Batman Returns” Daniel Waters escreveram o script, e entre os produtores, Stuart Ford de IM Global, que foi responsável pelo grande sucesso nesta temporada de férias com o filme “Walking with Dinosaurs”. Se o pôster bacana-durão não lhe convenceu, e o divertido teaser trailer não provocou interesse, então as palavras de Mead podem.
Mais importante pergunta: Quão envolvida no filme “Vampire Academy” você ficou?
O meu papel é principalmente consultivo, que é completamente normal para os autores com adaptações de livro para filme (apesar de muitos rumores ao contrário). Os cineastas fazem filmes, eu faço livros, e eu estou totalmente bem com isso essa divisão de trabalho! Dito isso, eles têm sido ótimos em pedir a minha opinião e aceitando minhas sugestões. Eu fui permitida ler o roteiro e oferecer feedback, que foi usado em revisões. Durante a produção, Mark Waters me fez perguntas sobre fantasias e criaturas, bem como se certas escolhas que ele fez afetaria livros futuros. Isto é realmente mais envolvimento do que muitos autores têm, por isso estou super lisonjeada tanto por ter essa parte quanto por eles terem sido tão conscientes e detalhistas sobre as escolhas feitas.
O quanto o trabalho deles foi bom em condensar o livro em um filme? Você teve alguma voz nisso?
Estou muito satisfeita com a adaptação. É uma adaptação, é claro, por isso algumas coisas são cortadas ou modificadas para a tela, mas eu sinto que as decisões eram astutas. Elas foram feitas ou porque não houve tempo ou porque algumas coisas que parecem fascinante na página escrita realmente saem chatas na tela. Eu fui capaz de oferecer feedback depois que o script foi escrito, mas na verdade só tinha alguns comentários a fazer. No geral, eu achei que eles fizeram um excelente trabalho e estava particularmente satisfeita por ver que todas as grandes tramas e subtramas permaneceram.
Sobre a escolha do elenco, com quem você ficou mais feliz? Alguma vez você teve alguém em mente para o papel quando você estava escrevendo o livro?
É difícil escolher um favorito. Eu nunca fiz qualquer escolha mental enquanto escrevia os livros, em parte porque os filmes não estavam na minha mente na época, mas também porque eu não queria ficar desapontada com quaisquer escolhas feitas mais tarde. Como resultado, eu estou realmente muito feliz com o elenco. Eles se parecem com o papel, e ainda mais surpreendentemente, eles têm completamente as personalidades dos personagens neles. Zoey [Deutch]tem sido uma especial revelação. Ela tem toda a energia, o humor e a ferocidade de seu personagem como parte de sua personalidade normal – tanto assim, que você quase quer chamá-la de “Rose” às vezes!
“Mortal Instruments” e “The Host” não foram bem nas bilheterias, mas filmes com temas semelhantes, como “Jogos Vorazes” e “Crepúsculo” foram. Por que você acha que é? Você acredita que “Vampire Academy” se sairá melhor do que MI etc.?
Hollywood é um negócio tão imprevisível que é difícil realmente dizer com certeza o que faz um filme falhar ou outro ter sucesso. Jogos Vorazes e Crepúsculo já tinham muitos leitores antes de chegar aos cinemas, o que definitivamente ajudaram com as vendas de bilhetes e boca a boca. Eles têm mais leitores do que qualquer outra adaptação YA que estreou desde Harry Potter, muito mais do que Vampire Academy. Se cada leitor VA sair para ver o filme, mas nenhum novato não, o filme ainda não vai ser bem sucedido financeiramente, o que faz angariar novos espectadores tão crítico. Eu suspeito que algumas das outras franquias que não foram bem recentemente estavam em posições semelhantes e simplesmente não foram capazes de ultrapassar os seus leitores. Se for esse o caso, o marketing torna-se uma questão fundamental, e isso também é um negócio complicado. Eu sei agora que a publicidade VA está focando pesado em suas partes bem-humoradas e espertinhas, porque isso é definitivamente o que faz com que VA se destaque entre alguns de seus pares. A esperança é que humor negro apele para aqueles que normalmente poderiam pensar que histórias sobrenaturais são muito melodramáticas. Se isso funciona para atrair novos espectadores continua a ser visto, mas estamos certamente cruzando os dedos!
O discurso de imprensa para o filme e livro próximo disse que é mais ‘Buffy do que Bella’. Você concorda?
Rose, Buffy e Bella são personagens únicas. Rose e Buffy compartilham um sentimento semelhante de humor afiado, e elas são certamente duas lutadoras. Zoey Deutch recebeu um grande elogio recentemente, quando Sarah Michelle Gellar viu o trailer de Vampire Academy em um cinema e twittou a Zoey: “Essa é minha garota, você mostre a eles como se faz”.
Você se lembra do que comprou com o seu primeiro grande cheque resultante da venda de livros de “Vampire Academy”?
Ha, eu não sei a quantos autores você pergunta isso, mas a maioria de nós não obtém “grandes cheques” de nossas vendas de livros iniciais! Não houve alarde com o meu avanço VA, especialmente desde que eu deixei o meu trabalho recentemente. Foi tudo para a poupança!