BEM-VINDOS A SUA PRIMEIRA FONTE DE VAMPIRE ACADEMY NO BRASIL

22 abril 2010

Oi ;D

No site Wondrous Reads, a Jenny Davies postou uma entrevista com a Richelle, essa entrevista foi feita no dia 20 de Fevereiro e foi postada somente hoje.

Para ler a entrevista no site e em inglês clique aqui

A tradução vou colocar aqui.

Wondrous Reads: Ok, vamos começar… A sua educação teve um grande efeito sobre a sua escrita?
Richelle Mead: Não tão grande quanto as pessoas tendem a pensar. Eu não me graduei em Inglês ou algo parecido, mas eu certamente tive muitas aulas liberais de arte, o que me deu algum fundo mais que matéria de conteúdo. Eu aprendi a escrever mais apenas por ler – você lê uma boa escrita e isto lhe ajuda a entender.

WR: Você também foi professora?
RM: Muito, muito brevemente, sim!

WR: Durante quanto tempo?
RM: 6 meses. Eu estava escrevendo enquanto eu estava tirando meu grau de professora, e ai meus livros venderam bem, eu tive meu primeiro emprego e eu decidi parar de ensinar.

WR: Como voce fez para ter os seus livros publicados? Foi através de um agente?
RM: Sim. para uma ficção, realmente tem que ser através de um agente

WR: Foi um processo rápido?
RM: Não tão rápido, mas mais rápido que a maioria. Eu nunca sei como responder a isso – as pessoas me perguntam se é fácil, mas não é fácil para ninguém. Eu estava com mais sorte do que a maioria

WR: Bem, nós estamos muito felizes com o que você vem publicando! Eu sempre fiquei pensando em algo, escrever 3 diferentes séries te deixa confusa?
RM: Não é confuso, apenas exigente porque nunca há tempo suficiente. Eu tenho que entregar um manuscrito novo de 100.000 palavras a cada 2-3 meses, e então eu estou sempre editando o livro anterior enquanto escrevo o proximo. É necessário tempo mais do que qualquer coisa

WR: É corrido?
RM: Sim, muito.

WR: Como você consegue um equilíbrio – você simplesmente não tem vida social durante esses 3 meses?
RM: Eu tenho uma vida social, mas eu trabalho nos finais de semana, não há um chefe para me dizer que você não pode ter esse dia de folga ou coisa parecida. Eu ainda saio para ver as pessoas, mas você tem que permanecer na linha como um autor. Algumas pessoas pensam que você pode tirar férias quando você quiser, e sair para se divertir por um dia, mas os livros não são publicados se eu decidir não continuar com eles.

WR: Então, quais livros você prefere escrever? Você tem um favorito?
RM: Eu gosto de escrever todos … eles são diferentes. Algumas partes são mais difíceis em uma série e mais fácil em outro. Eu gosto dele.

WR: Que tipo de música, se for o caso, você gosta de ouvir, e a tem alguma em particular que te inspira?
RM: Não, eu não sou um daqueles autores que ouve música enquanto eu escrevo, ou tem alguma inspiração especial. Estou velha, eu escuto um monte de músicas dos anos 80 – Nem parece que eu tenho rádio.

WR: Que música dos anos 80?
RM: Ah todas elas – as bandas melodramaticas eram ótimas

WR: E ainda são! Uma pergunta que eu tenho que te perguntar, você sempre foi um fã de vampiros, e que você gosta Buffy the Vampire Slayer?
RM: Eu não gostava de vampiros, mas eu também não amava. Eu já estava escrevendo sobre criaturas paranormais antes Vampire Academy, então eles eram meio que o proximo estágio. Eu gosto de Buffy, mas eu nao assisti enquanto estava passando na tv, eu nunca fui uma fã ‘dificil de matar’ – eu assisti as duas primeiras temporadas.

WR: O que você acha sobre o recente aumento na popularidade do vampiro?
RM: Isso eh bom, mas parece que as pessoas pensam que nós, autores de livros sobre vampiros, nos odiamos, e as pessoas criticam muito Crespúsculo. Isso é algo que eu não gosto – nós somos todos contemporaneos, e as pessoas leem livros de vampiros e procuram por outros, então isso ajuda a carreira de todo mundo.

WR: Você lê outros livros juvenis de vampiros, como House of Night e Morganville Vampires?
RM: Morganville eu leio às vezes, eu sou um fã de Rachel Caine e eu gosto de seus livros. Como regra geral, evito tudo o vampiro – eu nunca li Crepúsculo ou House of Night. Quando você escreve sobre vampiros, você realmente não quer ler sobre eles. Não é que eles vão me influenciar e vou começar a escrever sobre Edward, eu só não quero isso na minha cabeça.

WR: Um monte de autores dizem que quando você escreve, você não lê livro juvenil, por isso é interessante saber. Quando voce começou a escrever a série Vampire Academy, voce já tinha tudo planejado ou foi planejando um livro de cada vez?
RM: Estava toda planejada. Eu não posso ser um desses autores sem um plano e que vai tendo ideias enquanto vão escrevendo. Eu sei como cada livro vai terminar, e muitos enredos secundários são criados ao longo do caminho enquanto eu escrevo. Todas as grandes tramas e momentos são planejados – eu sempre soube como a série terminaria.

WR: Mas você não tem o último capítulo escrito de maneira antecipada, como JK Rowling?
RM: O que escrevê-los primeiro?

WR: Ela tinha o ultimo dos ultimos capítulos trancado em segurança por anos, aparentemente.
RM: Nao, eu escrevo o último capítulo quando eu chego no ultimo capítulo

WR: Houve alguma vez uma parte de um livro de Vampire Academy que voce desejasse que pudesse reescrever depois da publicação?
RM: Nada significante. Como um autor, voce sempre quer continuar revisando e revisando, porque eu escrevo eles tão rápido – para mim, nunca há tempo o suficiente para poli-los totalmente, e isso eh o que eu queria. Vejo imperfeições que eu acho que mais uma rodada de edição poderia ter consertado, mas não há nada traumático que eu fiz a um personagem que eu me arrependa. Eu mantenho tudo que escrevi, todas as boas e más partes.

WR: Então quanto dura o processo entre voce escrever um livro, e ele ser publicado como uma cópia impressa?
RM: Como eu disse, eu tenho que escrever o primeiro manuscrito em 2/3meses, editar com o editor leva mais ou menos 4 meses, depois provavelmente mais outros 3 meses quando o livro se torna um livro, você sabe, é impresso e produzido. Tem todo um lado de negócios para publicar sobre o qual as pessoas não sabem, como há alguém na Penguin que trabalha com a Barnes e Noble, alguém que trabalha com a Borders, com a Amazon. Todos eles tem que se comunicar entre si nesse meio tempo, porque os livros não aparecem por mágica nas prateleiras – eles discutem pedidos e eh fazendo isso que os ultimos meses são gastos. Todo mundo está preparado para o lançamento, e entao eles aparecem nas prateleiras. Meus livros tendem a demorar 9 meses – alguns autores conseguem libera-lo em 6 meses e alguns outros levam um ano.

WR: Quão longe voce está com Spirit Bound?
RM: Oh está terminado, está em pré-produção agora.

WR:No processo de edição que você mencionou, o quanto o editor muda?
RM: cada livro é diferente, você sabe o editor não muda nada sem o meu cosentimento.E ao mesmo tempo, algo que o editor odeia, não entra no livro também, somos uma especie de time. Ele pode dizer – essa parte pode ser mais clara, você deveria mudar isso, e talvez em concorde em mudar um pouco, e não mudar outro pouco, e um processo em grupo.

WR: Você dá algum palpite na capa dos seus livros?
RM: Não, não. Eu nunca tive uma capa que eu odiei muito. Eu gosto mais de umas do que de outras, mas como um autor você aprende a escolher as suas batalhas. Eu sempre tive capas muito boas, eu conheço outros (autores ela quer dizer) que cairam em plantos, quando viram suas capas, e foram ao seus publicadores, eu nunca tive uma capa tão ruim assim.

WR: Qual é o sua capa favorita de Vampire Academy?
RM: Blood Promise.

WR: A mesma coisa aqui. Você gosta das novas capas do reino unido?
RM: Sim, elas são muito legais, elas parecem muito boas pessoalmente. eu não podia vê-las direitos quando as pessoas me mandavam imagens digitais.

WR: Quando você terminar a série Vampire Academy, pretende revisitar os personagens com short stories?
RM: Depois desse, vai ter um ciclo de mais 6 livros, tera um spin-off. Quero dizer, não vamos abandoná-lo, terá mais, mas com outro personagem. Ocasionalmente short stories irão aparecer, mas eu realmente não gosto de short stories, é um estilo muito diferente do que escrever novelas, as pessoas não sabem disso, eu não tenho a ideia das short stories, mas uma está vindo numa antologia, é sobre os pais da Lissa. Eu não sou uma fã do que isso se torna, por que não gosto do meu estilo de short storie. Outros talvez gostem.

Ps: short storie é conto.

WR: Eu gostei da história que você escreveu pra antologia Imortal…
RM: Sim as pessoas gostam muito dessa. Short stories tem um número limitado de palavras. E pra mim é necessario muito mais pra contar uma história.

WR: Você quer dizer que não há tempo pra desenvolver?
RM: É bem pré orientada uma short storie, em novelas você pode construir os personagens, talvez se eu fizer mais short stories, eu acabe pegando o jeito, pode acontecer. Mas com os próximos 6 livros, vocês verão mais pessoas, de qualquer jeito.

WR: Você pode dizer qualquer coisa sobre a série spin-off?
RM: Vai ter personagens que as pessoas já conhecem, o único personagem que vou dizer que estará lá, é a Sidney. O resto, você saberá quem morre e quem vive, quando os 6 lviros existentes terminarem e eu não posso contar isso.,

WR: Já no assunto dos futuros livros. Tem algo q você pode nos contar sobre Spirit Bound? É um grande livro Dimitri?
RM: Ah, todo mundo estará lá, é uma continuação dos outros livros. Então terá os personagens de sempre. Spirit Bound é ação e não terá tragicos “ah eu vou chorar” momentos. Esperançosamente, isso irá animar as pessoas, porque eu sei que os livros 3 e 4 e o 2, chateou muita gente. Nãi terá esse tipo de trauma em Spirit Bound, mas terá um monte de momentos OMG, não acredito que isso tá acontecendo.

WR: Uma das minhas amigas leu Shadow Kiss, e ela chorou.
RM:Você pode ter um grupo de apoio. Muita gente chorou.

WR: Qual é a seu livro favorito de Vampire Academy?
RM: Shadow Kiss.

WR: Eu concordo com isso, é totalmente fora do assuunto, qual é o seu maior sonho?
RM: Estou vivendo ele. Estou feliz com minha carreira. Eu gostaria de terminar essa séries, e escrever mais duas. Então, esse é o meu sonho, muitas pessoas gosstariam de mais ivros lançados, mas o cronograma esta muito agitado no momento , então gostaria de me focar nas minhas duas séries, pra ter certeza que estou escrevendo os melhores livros que eu posso escrever.

WR: Você apenas gostaria de continuar escrevendo para sempre?
RM: Esse é o plano. Todos temos contas pra pagar, e eu gosto do meu trabalho. Ainda é um trabalho, eu acho que as pessoas tem uma imagem glamourosa dos autores, mas é muito trabalho.

WR: Você gosta de conhecer os seus fãs?
RM: Sim, essa é a melhor parte.

WR: Muito legal! E que foi essa última de minhas perguntas, então muito obrigado Richelle!
RM: Não tem problema, eu estou muito feliz por tudo que temos!

Obs: Não foram traduzidas todas as perguntas finais, pois não era relacionado ao VA


Créditos: Equipe VABR.