BEM-VINDOS A SUA PRIMEIRA FONTE DE VAMPIRE ACADEMY NO BRASIL

11 setembro 2013

O site Comic Book Resources fez uma entrevista com a adorável Emma Vieceli, a ilustradora dos graphic novels de Vampire Academy. Colocamos somente parte da Q&A, pois a Emma tem vários projetos, porém quem quiser ler a entrevista na íntegra, clique aqui.
Aproveitem!

 

A razão para isso [estar cheia de trabalho] é porque você também está desenhando os graphic novels de “Vampire Academy”. Você mencionou antes que você acabou de terminar o terceiro livro. É uma série muito diferente de “Crônicas de Avalon”.

Completamente diferente. Eu sou uma grande defensora da ideia de que a história em quadrinhos deve ser sobre qualquer coisa para todos e que não há limite para quadrinhos. Você pode fazer quadrinhos sobre qualquer coisa no mundo. Eu fiz tantos projetos variados e eu gosto de mudar as coisas. No momento em que comecei em “Vampire Academy”, eu tinha acabado de começar a fazer minha própria série para crianças, “Meu Pequeno Pônei” e “Shakespeare Mangá”, de modo que vampiros era algo que eu não tinha feito antes. Fui abordada por Rob Valois no Penguin, eu o conhecia de anos atrás no Tokyopop. Entrei nas estrelas em ascensão da concorrência Manga muito tempo atrás. Eu era meio terrível naquela época. [Risos] Rob foi um dos juízes naquele ano e eu entrei no livro final, e por isso foi bom que seis anos depois, ele estendeu a mão para mim e disse que há esta série de livros. Ele me mandou os livros por Richelle Mead e eu absolutamente me apaixonei por eles. Eles não foram nada do que eu esperava. Tão bom. É realmente uma boa série. Eu acho que no momento em que eu terminei o terceiro livro, com lágrimas escorrendo pelo meu rosto, eu estava tipo, eu quero desenhar isso!

Agora que você já terminou “Shadow Kiss”, você está desenhando os próximos três livros “Vampire Academy”?

Eu não sei. Fui contratada para os três primeiros. Neste ponto, nós apenas terminamos “Shadow Kiss” e eles estão trabalhando no filme no momento. Eu estava no set há algumas semanas e foi simplesmente incrível. Eu conheci vários dos atores. Eu pude abraçar versões vivas dos personagens que eu tinha desenhado e conheci Gabriel Byrne enquanto ele estava no set naquele dia, o que foi muito legal. Este está saindo em fevereiro próximo e o graphic novel de “Shadow Kiss” está saindo em dezembro e vamos ver como vai ser. Eu amo as histórias e há muito mais coisas nessa série que eu quero desenhar e muito mais personagens que eu não fui capaz de desenhar ainda. Vamos ver como eles farão. Nesse meio tempo, eu estou tentando não pensar muito sobre isso. Porque eu sabia “Shadow Kiss” estava chegando ao fim e eu não sabia ao certo o que iria acontecer com a série depois disso, eu pulei para uma oferta de Walker para fazer os livros “Alex Rider” com Antony Johnston, com quem eu queria trabalhar há um tempo.

Eu tenho que perguntar, qual a rapidez com que você trabalha?

[Risos] Eu sou um pouco louca. Mas o que é engraçado é que, quando as pessoas me dizem como é que você trabalha tão rápido ou por que você trabalha tão rápido, não é um caso de que eu quero, eu preciso. Se eu não trabalhar tão rápido, eu não cumpro os meus prazos. Geralmente eu faço 30-40 páginas por mês, então quando eu sento e esboço – que são grosseiros, eles não são tão nítidos quanto as minhas páginas finais são – Eu tenho como objetivo fazer cinco páginas por dia. Então, quando eu estou pintando, eu faço duas páginas por dia. Eu trabalhei para fora um pouco atrás. Eu só fui free-lance em 2007, por isso foi há cinco-seis anos, então eu sinto muito jovem em alguns aspectos, mas eu tenho uma média de 400 páginas por ano. [Risos] Eu tenho feito isso há cerca de seis anos. Então, isso tem que mudar. [Risos]

É ótimo que eu seja capaz de trabalhar tão rápido. Eu acho que é importante. Você tem que ser capaz de cumprir prazos. Mas eu gostaria de ter um prazo mais longo, porque eu gostaria de saber o que eu posso realmente conseguir quando eu posso gastar o tempo. Eu escuto outros artistas que dizem que eu passei dois dias nesta página e eu penso: “Oh meu Deus, eu nem sei o que eu poderia alcançar se eu passasse dois dias em uma página.” Às vezes, realmente parece como trabalho. Obviamente, é trabalho, mas parece que eu sou uma máquina produzindo páginas.

Como você trabalha? Se você está pulando thumbnails (versões reduzidas de imagem) e indo direto para lápis soltos, depois você está fazendo mais do detalhe e renderizando na fase de pintura?

Sim, o que é feito digitalmente. Um monte de gente diz, você pinta digitalmente, que deve ser mais rápido, mas o processo de pintura digital é mais lento para mim do que em papel. No papel, se você estiver trabalhando com um pincel ou uma caneta, uma vez que você colocar uma linha para baixo, é para baixo, e depois segue em frente. Quando você está trabalhando digitalmente você tem esse botão delete mágico. Vai ser literalmente desenha apaga, desenha apaga, desenha apaga. Acaba sendo um processo mais lento, porque eu não estou contente, porque eu sei que posso mudar e trocar as coisas ao redor. Eu tive que aprender a me desligar – o que você precisa quando você está de pintando duas páginas por dia. Para mim, a maior vantagem é que eu posso esboçar em qualquer tamanho que eu quiser. Eu posso esboçar minhas páginas em um guardanapo e eu ainda posso digitalizá-los, explodi-los, levá-los para o meu modelo e, em seguida, posso ampliar, mas meus esboços podem estar em qualquer coisa. Eu carrego por aí um notebook e eu posso desenhar meus esboços no trem ou em qualquer lugar enquanto eu os digitalizo. Isso realmente acelerou o processo.

Eu não tendo a fazer miniaturas apesar de que é mais quando estou trabalhando a partir de roteiro de outra pessoa. Eu acho que quando eu finalmente volto a fazer mais do meu próprio material como “Dragon Heir”, vou voltar a fazer miniaturas novamente. Eu não tendo a fazê-los quando estou trabalhando a partir de um roteiro de outra pessoa, porque pessoas como Antony ou Nunzio e Christina sabem o que estão fazendo. Eles já quebraram as coisas em painéis, apesar de que todos sempre foram incríveis e disseram que se você quiser adicionar mais painéis ou mudar coisas por aí, adicionar cenas de reações ou qualquer outra coisa que você pode. Eu não tendo a miniatura, vou direto para o esboço. Qualquer coisa que eu quiser adicionar, eu vou fazê-lo na fase do esboço e, em seguida, quando eu receber comentários sobre os esboços, quaisquer mudanças que quiserem, eu farei enquanto eu pintar.

Fonte