BEM-VINDOS A SUA PRIMEIRA FONTE DE VAMPIRE ACADEMY NO BRASIL

24 julho 2010

Foi postado um texto no site scrippsnews sobre Vampire Academy e Richelle Mead. Tem algumas curiosidades interessantes.

Corner: Cuidado, Stephenie Meyer; a novata Richelle Mead está espreitando.

Há alguns anos atrás, Richelle Mead decidiu tentar um novo tipo de escrita. Ela tinha acabado de vender duas séries adultas de fantasia urbana e queria tentar algo diferente.

O resultado foi um livro para adolescentes chamado “Vampire Academy,” estrelando Rose Hathaway, que tem dezessete anos e é uma dhampir – alguém que é metade humano e metade vampiro.

Rose é uma jovem mulher determinada que está treinando para ser uma guardacostas para sua amiga, a Moroi chamada Lissa Dragomir, contra os Strigoi – vampiros do mal.

Publicado em 2007, “Vampire Academy” foi um sucesso imediato, graças ao talento de Mead para escrever, O caráter carismático de Rose e sucesso desembestado de outra série de vampiros, a saga “Crepúsculo” de Stephenie Meyer. “Vampire Academy” também ganhou aclamação da crítica e foi escolhido em 2008 como “Escolha Rápida para Leitores Jovens Adultos Rebeldes” pela American Library Association.

Desde então, Mead publicou outros quatro livros da série, incluindo “Spirit Bound” (Razorbill, $17.99), que foi lançado em Abril. O livro final da série, “Last Sacrifice”, será publicado em Dezembro. Até agora, mais de três milhões de cópias dos livros da série “Vampire Academy” estão na impressão.

Interessantemente, Mead disse que ela nunca tinha ouvido falar dos livros de “Crepúsculo” enquanto estava escrevendo “Vampire Academy.”

“Mas quando eu fui vender o livro, eu ouvi bastante sobre isso,” disse Mead numa entrevista telefônica recente de sua casa em Seattle. “Eu vendi o livro em 2006 e … o segundo livro de ‘Crepúsculo’ tinha acabado de sair. Estava ganhando popularidade, mas não era o fenômeno que é agora.”

“Mas não foi muito tempo depois que, do nada, o mercado de vampiros adolescentes explodiu. Eu estou meio que feliz por ter escrito meu livro num vácuo, no entanto. Meus livros não muito diferentes – vampiros adolescentes são a única coincidência.”

Mead, 33 anos, não planejou ganhar fama como a autora de novellas sobre vampiros adolescentes. Nascida e criada em Michigan, Mead tem um bacharelado em estudos gerais da Universidade de Michigan e dois mestrados – um em religião comparativa da Western Michigan University e outro em pedagogia da Universidade de Washington.

Antes de se tornar escritora em tempo integral, Mead ensinava estudos sociais e Inglês para oitavas e nonas séries numa escola de Seattle. Foi esta experiência que a persuadiu para tentar escrever para adolescentes, que compõem um mercado de leitores que são lucrativos e leais.

Mead, que tem dois irmãos mais velhos, sempre esteve no meio de fantasia e ficção científica.

“Enquanto adolescentes, meus irmãos gostavam de ‘Star Wars’ e ‘Dungeons e Dragons’ (Nota da Tradutora: Amo D&D. *-*). Eu cresci com isso por todos os lados,” Mead recordou. “Então eu tive a experiência de cair naquele mundo por causa deles.”

Mead sabia que ela queria que sua série adolescente tivesse vampiros, percebendo que relações entre humanos e vampiros “criam romances intrigantes”. Mas ela também queria fazer algo diferente. Então ela se lembrou de um curso que ela fez sobre folclore da Europa Oriental, que incluía uma unidade sobre vampiros.

“Existe um modelo para os vampiros, construído por (Autor de ‘Dracula’) Bram Stoker. Eu mantive muitas dessas coisas, mas eu queria algo um pouco diferente, algo um pouco distante deste padrão. E foi aí que eu me lembrei da idéia de que existem duas raças de vampiros – os Moroi e os Strigoi.”

Mead seguiu essa linha e mergulhou numa rica, história em ritmo acelerado que inclui amor, morte, sangue, violência e, é claro, romance. A estrela da série é a esquentadinha “garota má” Rose, cuja personalidade agressiva e treino para ser guarda costas faz um forte – e para muitos leitoras, muito bem vindo – contraste com a reinante rainha dos romances de vampiros adolescentes, a boazinha Bella nos livros de “Crepúsculo”.

Mead diz que Rose é um personagem totalmente ficcional.

“Eu não poderia socar alguém para salvar a minha vida,” Mead riu. “Mas eu gosto da idéia de ter a vida de alguém em suas mãos. Levanta a questão, ‘Para quem você vive?’”

O interesse romântico de Rose no seu mentor e co-guardião da Lissa de 24 anos de idade Dimitri Belikov. Enquanto Dimitri retorna a afeição de Rose, ele dá um jeito de conter seus sentimentos porque uma relação com Rose poderia causar problemas na guarda de Lissa.

A relação ardente, porém conturbada* de Rose e Dimitri, os desafios da amizade entre Rose e Lissa e um monte de batalhas entre Moroi e Strigoi combinam para fazer a série “Vampire Academy” tão popular entre os adolescentes.

Mas Mead sente que ela já terminou com o que podia fazer com essa história, que é o motivo pelo qual ela vai terminar no sexto livro. Ainda assim, ela não vai deixar para trás completamente: sua próxima série para adolescentes será uma “spinoff”.

“Será o mesmo mundo, a mesma mitologia e alguns dos personagens secundários que já conhecemos serão principais,” ela disse. “Eu espero que seja uma harmonização… e que os leitores ainda estarão felizes em ver esse mundo continuar.”

*A palavra original era star-crossed, que significa um romance que tem problemas por influência de ameaças externas. Resolvi deixar como conturbada mesmo.

Pra ver o texto em inglês,  clique aqui

Richelle sempre com mais e mais fãs, opa. *-*

Tradução:: VABR