BEM-VINDOS A SUA PRIMEIRA FONTE DE VAMPIRE ACADEMY NO BRASIL

Crítica – Richelle Mead sobre o Filme de Vampire Academy
06 fevereiro 2014

E em seu blog Blue-Succubus, a nossa querida Richelle Mead falou um pouco do filme e declarou que, no conforto de seu lar, ela ASSISTIU O FILME! Vamos aos finalmentes, confira abaixo!

Minha Crítica do Filme de Vampire Academy

Bem, se você não escutou as novidades que saíram recentemente, aqui estão elas novamente: A data de lançamento do filme de Vampire Academy foi alterada para o dia 7 de fevereiro! Isso significa, inacreditavelmente, que nós americanos estamos a somente alguns dias do filme. Eu estou muito animada com isso e realmente espero que vocês estejam também. Eu tive um bebê recentemente, então eu não estava capacitada para ir até a premiere de Hollywood ontem à noite, mas esses dois foram e amaram! Eles não foram os únicos – eu amei também! Sim, é isso mesmo, eu acabei por ver o filme no conforto da minha casa e foi incrível. Eu posso continuar aqui falando sobre o quanto eu amei, mas ao invés disso eu irei abordar algumas das perguntas que eu recebi, agora que eu posso respondê-las mais propriamente.

O filme é uma comédia?

Não! Eu sei que alguns comerciais realmente trabalharam com o lado comédia, mas vocês terão que confiar em mim, pois o filme se encaixa exatamente com o tom do livro: uma história obscura e recheada de ação, com elementos de humor e romance salpicados por ele. O ângulo do humor foi mostrado nos comerciais e nos pôsteres para instigar novos públicos que acham que filmes/livros sobrenaturais são estúpidos e, funcionou! Nós vimos um crescimento de leitores, o que é uma novidade incrível. Pessoas que estavam preocupadas com a comédia também estavam preocupadas se estava muito ‘ensino médio’. Lembrem-se, porém: toda a reviravolta e a aventura na Rússia acontecem na série bem mais tardiamente. O primeiro livro É na escola, mas todas as questões sérias e sombrias ainda estão totalmente lá. Se você assistiu a tevê, é bem provável que você tenha visto os comerciais que trabalham com o lado sombrio e sério do filme. Caso não, deem uma olhada para entenderem do que eu estou falando: Last Stand e Learn to Kill.

O filme está fiel ao livro mesmo?

Essa é a grande pergunta na mente de todo mundo e eu digo que está sim! Enquanto eu assistia, eu ficava maravilhada com a quantidade de cenas do livro que eles mantiveram. Eu esperava mais cortes. Algumas cenas acontecem rapidamente (compreensível, dentro do tempo de 1min e 45 seg), mas os diretores trabalharam arduamente para dar pelo menos uma palhinha para cada cena favorita dos fãs. Aqui está uma das cenas favoritas que eu pude assistir várias vezes: Christian usando sua magia na sala.

Mas tiveram mudanças?

Claro. Qualquer pessoa que esteja esperando uma tradução de página por página do livro deveria simplesmente escutar a versão em áudio, porque é o único jeito que tal coisa é possível. Livros e filmes são atmosferas diferentes. Você tem menos tempo em um filme e algumas coisas que são incríveis em uma página não ficam tão legais na tela. Você também tem que ter a certeza que o filme tem sentido para as pessoas que leram o livro E para os que não leram. É por isso que muitas adaptações acabam dando errado: eles fornecem muito para os leitores ou muito para os novatos. Eu fico feliz em dizer que esse filme tem o balanço certo e todas as mudanças feitas foram mudanças muito inteligentes. Não tem nada que altere radicalmente o enredo principal ou os personagens. Eles fizeram tudo parecer muito maior e melhor e também esclareceram questões confusas. Para mim, artimanhas assim são parte do processo de adaptação e eu realmente gostei de assisti-los.

Como estava o elenco?

Hm, incrível! Sério. Eu disse desde o começo que eu amei o elenco e vê-los atuando só provou isso. Cada decisão para o elenco foi certeira e eles foram aceitos não somente por conta da habilidade de interpretar o personagem, mas também por conta da interação de uns para com os outros. Química é a chave nessa série! Zoey É a Rose e você irá passar sofrer com a difícil decisão de escolher quem você amou mais porque Danila, Dominic e Cameron arrasaram como Dimitri, Christian e Mason. Eu amei especialmente isso em todos no filme – sendo as estrelas ou tendo um papel pequeno no filme – eles realmente se entrosaram com os personagens. Lucy Fry, por exemplo, leu o livro cinco vezes para entender Lissa. Ver o elenco trazendo os personagens que criei me deixou emocionada e me lembrou o porquê dos leitores os amarem tanto assim. Isso me fez lembrar o porquê de EU amar tanto esses personagens e isso… Suspiro… Talvez eu queira continuar escrevendo histórias sobre eles!

O filme retratará só o primeiro livro ou teremos os filmes de todos os livros?

Eu continuo tão surpresa por continuarem a me perguntar isso. Eu não consigo nem imaginar todos os seis livros sendo colocados em filme. Esse é só o primeiro.

E quanto as cenas no trailer que parecem totalmente diferentes do livro?

Eu mantenho o que eu disse acima de pé, que está muito fiel ao livro. Tem alguns flashbacks, algumas sequências de sonhos e cenas de base foram acrescentadas e ver essas cenas cortadas foi o que confundiu algumas pessoas. Assista o filme. Irá fazer sentido.

Tem lobisomens no filme?

ELES SÃO PSI-HOUNDS, modelados exatamente de um desenho que eu fiz para o diretor Mark Waters.

Teremos o filme de Frostbite (Aura negra)?

Isso depende do sucesso desse primeiro! Se ele for bem, teremos a sequência (e esperançosamente o resto). Parte do motivo da escolha do elenco ser jovem foi porque todo mundo espera que tenhamos mais seis anos de filmes! Mas esse primeiro precisa mandar bem. VA tem uma grande quantidade de seguidores, mas não é um Harry Potter ou Hunger Games. Metade dessas fanbases poderia ficar em casa, e ainda sim eles teriam sucesso nos cinemas. Nós precisamos de toda a fanbase e de pessoas novas nos cinemas para termos sucesso, e é por isso que o time de marketing tem trabalhado arduamente para chamar novas pessoas que geralmente não assistiriam filmes paranormais.

Qual é a sua palavra final?

Minha palavra final é que eu estou muito entusiasmada sobre como o filme ficou e eu acho que vocês também ficarão. Eu vi pessoas aborrecidas comentando que eu TENHO que dizer que eu gostei, mas aqui está a verdade: você pode acreditar no que quiser acreditar, mas eu tenho muita dificuldade de mentir sobre qualquer coisa para vocês, gente. Por exemplo, quando meus editores me dão capas e eu não gosto (sim, acontece) eu não posso deixar isso de lado e não deixar de dizer para vocês se elas estão boas. Então, eu irei achar um jeito positivo diferente para contornar, como “Meu editor trabalhou muito duro nisso e eu estou muito animada!” Isso é o que eu estaria dizendo caso eu achasse que o filme ficou ruim. Pelo contrário, eu posso dizer fielmente que eu amei e eu espero que vocês amem também. Do diálogo do elenco até os visuais empolgantes, eles realmente se superaram. O futuro da franquia está em suas mãos agora, então vá assistir! Veja no dia do lançamento e traga vários amigos porque esses números no lançamento são críticos. E lembrem-se, um primeiro filme de sucesso significa que poderemos ver Adrian e Eddie logo…