BEM-VINDOS A SUA PRIMEIRA FONTE DE VAMPIRE ACADEMY NO BRASIL

13 novembro 2013

Vejamos aqui a diferença de um artigo feito por uma fã, ela realmente explana o porquê Vampire Academy tem tudo para ser um sucesso. Ela escreve maravilhosamente bem e desatou todos os nós que meu confuso cérebro não conseguia dizer em como eu queria que o filme fosse. Confiram aqui o artigo que foi postado no site The Artifice!

va_set2

Cinco Razões para Conferirmos “Vampire Academy: Blood Sisters”

Nós estamos vivendo em uma era de ouro para a ficção adulta jovem – em todos os lugares que você olha, todos os tipos de livros YA, sejam eles best-sellers bem conhecidos ou clássicos Cults, estão encontrando seu caminho para a telona.

Atualmente parece que o mercado está repleto de candidatos tentando preencher as lacunas que foram deixadas por antigos gigantes de franquia. Estúdios em todos os lugares estão em busca do próximo Harry Potter, do próximo Crepúsculo, até dos próximos Jogos Vorazes, apesar do fato de que essa série de filmes ainda está em curso.

O infeliz efeito colateral disso, no entanto, é um caso de excesso de saturação. Só este ano tivemos Meu Namorado É um Zumbi, Dezesseis Luas, A Hospedeira, Percy Jackson e o Mar de Monstros, Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos e Ender’s Game – O Jogo do Exterminador; e Jogos Vorazes: Em Chamas ainda está por vir. Alguns desses filmes já tentaram ser original o suficiente para se destacar (zumbis e bruxas em vez de vampiros), e alguns deles têm sido o bom e velho “X encontra Y, então confie em nós, você vai gostar”.

Os resultados têm sido variados – alguns deles conseguiram se destacar e fazer um lucro decente. Outros zarparam à apatia pública, escárnio dos críticos e afundaram sem deixar vestígios nas bilheterias. Apesar disso, Hollywood continua apostando em adaptações YA na esperança de encontrar ouro mais uma vez.

No próximo mês de fevereiro (Dia dos Namorados, não menos), os estúdios estão esperando para ver a mania de vampiros incendiar mais uma vez com Vampire Academy: Blood Sisters – se alguma vez um título pareceu mais esperançoso para prestações futuras. Baseado na série de seis livros de Richelle Mead, que explora o mundo de Rose Hathaway, uma meio-humana, meio-vampira (ou dhampir), enquanto ela treina para ser uma guarda-costas para sua melhor amiga, Lissa, uma vampira mortal (ou Moroi), que é a última de sua linhagem real. As duas frequentam a Academia São Vladimir (soa piegas, mas permaneça comigo) e sentem os efeitos da hierarquia social, amor proibido e acontecimentos assustadores, tudo ao mesmo tempo enquanto enfrentam o perigo dos vampiros mais perigosos de todos, aqueles imortais que matam por sangue (ou Strigoi).

À primeira vista, a série parece seguir a fórmula X-encontra-Y mencionada acima – uma mistura de romance ilícito de Crepúsculo e da aventura de internato à la Harry Potter. No entanto, Vampire Academy consegue elevar-se acima desses preconceitos e cria um universo e personagens que parecem originais e identificáveis. Mas, como todos nós sabemos, um bom livro nem sempre necessariamente faz um bom filme. Às vezes ele simplesmente não traduz bem para começar, às vezes acaba nas mãos de pessoas que não têm a menor ideia do que estão fazendo, e às vezes um bom material é desperdiçado na esperança de um dinheirinho rápido.

Eu não tenho ideia do que o destino aguarda para Vampire Academy: Blood Sisters. Como uma fã dos livros, eu estou esperançosa de que ele vai de alguma forma se conectar com o público além dos seguidores dos livros e um bom desempenho com os críticos. Nesse meio tempo, eu posso ajudar a angariar apoio para o filme oferecendo razões nas quais podem valer a pena usar seu tempo em fevereiro.

pp14

5. Os vampiros são do tipo que você nunca viu antes

As espécies estranhas de vampiro mencionadas acima são baseadas em uma mitologia real da Romênia, dos Bálcãs e da Rússia, apesar de Richelle Mead os ter mexido um pouco a fim de criar algo mais distinto, o que esperamos que deixe o filme se destacar entre os vários “quero ser Crepúsculo”.

No universo de Vampire Academy, dhampirs são mestiços e têm o melhor de ambos os atributos de seres humanos e vampiros, tornando-os ideais para serem guarda-costas de Morois, mais fracos fisicamente. Morois, sendo vampiros, ainda têm que beber sangue, mas, crucialmente, não matam ao fazê-lo. Eles também possuem o poder de controlar um dos quatro elementos, ou, em casos muito raros, um quinto elemento misterioso. Strigoi são os que parecem mais verdadeiramente com um vampiro tradicional, se transformaram por meio de uma mordida, de olhos vermelhos, pele pálida, cruel, sem alma, não podem entrar em solo sagrado e deixam um rastro de corpos pelo caminho. Mas eles não são sempre vítimas. Às vezes eles eram boas pessoas que deliberadamente optaram por ir para o lado negro.

Isso leva à interessante dinâmica de nossos heróis não sendo totalmente diferente dos nossos vilões, colocando o foco sobre o quanto de onde viemos determina o que fazemos na vida e o quanto disso define nossas próprias escolhas. Dando ao público presente um pouco mais para mastigar pode resultar em uma melhor experiência geral do filme, se tudo correr conforme o planejado.

MARK-WATERS

4. O diretor e escritor entendem o contexto

Ambos os irmãos, Marcos e Daniel Waters, têm muita experiência quando se trata de mirar no público jovem feminino. Talvez o melhor exemplo disso seja o filme Cult de 2004 Meninas Malvadas. Apesar de ter Tina Fey de plantão na escrita do roteiro não ter doído nem um pouco, Mark Waters também trabalhou em imagens divertidas e perspicazes para o mundo da cadeia alimentar feminina do ensino médio – a traição, a dissimulação, o louvor exagerado concedido às abelhas rainhas por parte dos desafortunados, as parcelas secretas de vingança e a eventual sensação de que, sim, talvez haja mais para elas do que ser apenas totais vacas.

Daniel Waters, entretanto, escreveu o roteiro de Heathers de 1988, uma comédia de humor negro que mistura os contos tristes de hierarquia com o assassinato, intriga e acobertamentos – todas as coisas que desempenham um papel vital em Vampire Academy. Enquanto o livro progride, as coisas podem ficar muito (me perdoe) sangrentas e com essa experiência anterior, eu estou esperando que Dan teça com sucesso o gótico, o lado sedutor da história com seus elementos mais pés no chão.

BXH8OSuCcAAqVLM

3. Além do romance, há realmente um enredo e personagens decentes

Sim, você pode ver direto desde o início que Rose vai se apaixonar pelo jovem professor arrojado, o “deus” Dimitri Belikov, mas para a maior parte, o romance no Livro 1 é abordado de forma bastante discreta. Você sabe que está lá, mas não domina completamente o enredo.

Em vez disso, Mead tem uma abordagem mais aprofundada dando a Rose muitos outros problemas para se concentrar, porque, vamos concordar, ela é parte de um mundo sobrenatural com criaturas sombrias rondando a noite, ela está atrasada em suas aulas, ela tem professores bufando em seu pescoço que ela não confiável e isso é apenas a ponta do iceberg. Uma das principais tramas é medo de Rose com a sanidade de sua melhor amiga Lissa. As duas compartilham um vínculo psíquico inexplicável e são praticamente o mais próximo de família de cada uma que restou, pois a mãe de Rose a abandonou na Academia para perseguir seus próprios deveres de guarda-costas e ela nunca conheceu seu pai, enquanto toda a família de Lissa morreu em um acidente de carro.

À medida que a trama avança, sentimos, através do ponto de vista de Rose, que a mente de Lissa começa a desvendar como ela lida com ter poderes incomuns, únicos que parecem vir com uma boa dose de instabilidade mental. E não ajuda em nada também que parece haver campanhas de ódio e rumores em direção às duas meninas, juntamente com um elemento perseguidor assustador que não se concretiza até o fim do livro. É tanto perturbador e intrigante enquanto se combina com um relacionamento que parece tangivelmente amoroso e protetor.

Eu adoraria que o filme colocasse isso como o foco principal – as coisas de ensino médio e de mundo de vampiro é bom e tal, mas isso não significa nada se você não conseguir localizar a batida de coração por trás de tudo. Então, filme, não desperdice isto.

1382885_514218042002402_154221139_n

2. O elenco parece muito bom

Às vezes elencar desconhecidos funciona bem – permite que esses jovens atores e atrizes esculpam a sua própria identidade dentro da consciência pública e proporciona-lhes um papel que eles podem fazer inteiramente próprio.

Os nomes mais conhecidos do elenco são Gabriel Byrne, Joely Richardson e Olga Kurylenko de Quantum Of Solace – talvez não nomes como Angelina Jolie ou George Clooney, mas eles são talentosos o suficiente, e isso é tudo o que qualquer filme precisa para sair do chão. Eu nunca tinha ouvido falar de Zoey Deutch ou Lucy Fry (respectivamente Rose e Lissa) antes de seus anúncios no elenco, mas tendo visto o trailer, eu podia ver Deutch ter uma justa punhalada sarcástica de uma linha de pensamento de Rose e Fry dando um senso de vulnerabilidade de Lissa que encobre suas forças internas.

Até que um trailer futuro estreie, no entanto, isso é o máximo que os veremos atuando, por isso vamos ter que esperar um pouco mais para ver como o importado russo Danila Kozlovsky se parece com o problemático, bonitão Dimitri (eu não quero dizer “enquanto ele for bonito, ele vai arrasar”, porque definitivamente precisa mais para Dimitri do que isso, especialmente enquanto a série progride) ou para vislumbrar os favoritos dos fãs Christian, Mason e Mia. Mas, no momento, é um bom lugar para começar.

dk0049

1. Poderia recorrer a outros grupos também

Eu serei a primeira a admitir que o próprio teaser trailer realmente não faz justiça ao livro, o que é uma vergonha, porque Vampire Academy honestamente tem um grande potencial para atrair vários. A série não deveria ser comercializada como outro clone Crepúsculo já que faria um monte de espectadores pularem fora (desculpe, fãs de Crepúsculo), mas sim, deveria ser comercializado como o que ele realmente é – um bom passatempo com ação que é também inteligente, honesto e pode ser levado a sério apesar de sua premissa.

Eu não quero compará-lo com Buffy – A Caçadora de Vampiros, mas é difícil não ver as semelhanças. Desde que não haja interferência de executivos que possam exigir um pouco de emburrecimento, conseguiremos ver Rose Hathaway mostrar a todos, imortal ou não, por que não devem mexer com ela. Há muitos fãs do sexo masculino de Buffy, assim Vampire Academy poderia despertar seus interesses. Nós apenas temos que manter nossos dedos cruzados para que os criadores tomem o caminho fiel – o que significa que estamos em riscos épicos através do coração e da cabeça Strigoi rolando em seus rebanhos.

Pensando de novo em Garotas Malvadas: na superfície parece muito mais um filme só de meninas, mas que conseguiu atrair espectadores de todos os lugares, graças às suas falas de uma linha afiadas como uma tachinha e seu cerco em instintos humanos básicos – vingança, desejo de aprovação, culpa e isolamento – tudo enrolado em um pacote de puro entretenimento.

Espero sinceramente que os irmãos Waters possam infundir esta fórmula vencedora em Blood Sisters – porque qual é o melhor caminho para um filme ganhar suas asas. Simplesmente por nos entreter, o público disposto.

E aí está – cinco razões do porquê Vampire Academy tem o potencial de quebrar o molde. Como acontece com qualquer adaptação para o cinema, eu incentivo todos os interessados ​​a lerem os livros primeiro e verem se eles querem mergulhar neste mundo.

Na minha própria maneira otimista, eu estou esperando que o filme seja bem sucedido e realize o suficiente para ser capaz de interessar qualquer um que não leu o livro, como as melhores adaptações fizeram no passado. Claro, tudo isso poderia ser para nada e podemos chegar em fevereiro para a mesma velha fanfarra dos críticos e os usuais filmes de sempre de Dia dos Namorados. Eu sei que em quatro meses, eu talvez saia do cinema me sentindo envergonhada por apenas tentar alavancar esta coisa.

Mas eu estou vivendo no momento e, no momento, estou cautelosamente fantasiando que não vai feder cinemas como um cadáver. Eu estou esperando que eu e outros fãs de Vampire Academy não fiquemos decepcionados e que vai ter algo que pode liderar em status cult, talvez até mesmo um glorioso filme adolescente. Até lá, podemos manter as nossas expectativas em espera.

Fonte