BEM-VINDOS A SUA PRIMEIRA FONTE DE VAMPIRE ACADEMY NO BRASIL

25 maio 2011

DAMPHIR:

Origem:Segundo o folclore dos Bálcãs, um Dhampir (Dampiro) é um hibrído fruto do relacionamento entre um vampiro e uma humana. Muito embora possuam fraquezas dos vampiros, algumas lendas reportam-nos como caçadores natos dos mesmos.

Nos Bálcãs acredita-se que o vampiro tem grande desejo por mulheres, assim retornará para manter uma relação íntima com sua esposa ou com a mulher com quem simpatizava em vida. Na verdade, num caso registado na Sérvia, uma viúva relatou encontrar-se grávida de seu último marido que supostamente tornou-se vampiro, existiram também casos de homens sérvios que fingiram ser vampiros a fim de encontrar a mulher desejada. No folclore búlgaro encontramos relatos de virgens defloradas com esta desculpa. Um vampiro pode também ir de uma vila para outra, casar-se e ter uma criança lá. [Blood whores feelings q]

“Os ciganos acreditavam que alguns vampiros tinham um apetite sexual insaciável e retornavam da sepultura para ter relações sexuais com uma mulher de sua escolha. As visitas continuadas do vampiro poderiam levar uma jovem a engravidar. O produto dessa união, geralmente do sexo masculino, era chamado dampiro. Acreditava-se que o dampiro tinha poderes inusitados para detectar e destruir vampiros — uma habilidade super importante.Alguns indivíduos, que acreditavam ser dampiros, suplementavam sua renda oferecendo-se como caçadores de vampiros. Por outro lado, o dampiro era um membro normal da comunidade de ciganos, embora algumas pessoas acreditassem que o verdadeiro dampiro possuía um corpo escorregadio, gelatinoso e que tinha vida curta — uma crença derivada do conhecimento de que vampiros não têm ossos.

Ainda na enciclopédia supracitada encontramos o verbete “caçadores de vampiros”:

“Na maioria das sociedades que acreditavam no vampiro, o processo de detectar e destruir o vampiro era levado a cabo por um grupo informal de pessoas ameaçadas pela presença dos vampiros e em suas comunidade, mas vez por outra a tarefa foi colocada nas mãos de caçadores de vampiros especializados. Diversas culturas, especialmente as do Bálcãs do sul, nomeavam pessoas específicas para a tarefa de caçar e destruir os vampiros. O caçador de vampiros mais famoso era o dampiros, que se acreditava ser o filho físico de um vampiro e que mora entre os ciganos e os eslavos do sul. Os ciganos tinham o vampiro como criatura muito sexy que muitas vezes voltava ao seu amor para ter relações sexuais. Seu sêmen ainda era potente e vez por outra uma gravidez resultava da atividade do vampiro. A descendência masculina do vampiro, o dampiro, tinha, segundo a crença, poderes particularmente poderosos para enxergar o vampiro invisível e destruí-lo. Os poderes do dampiro podiam ser transferidos para a prole masculina e em última instância através de uma linhagem familiar.

O dampiro poderia tornar-se um caçador de vampiros profissional, cobrando da vila pelos seus serviços. De acordo com relatos remanescentes, o dampiros começava o seu trabalho na vila informando aos que o contrataram que haveria um mau cheiro no ar. Aparecia então para tentar localizar a sua fonte. Uma vez localizado o vampiro, poderia envolver-se numa dramática luta corpo a corpo com o vampiro ou simplesmente dar-lhe um tiro. Uma vez morto, o vampiro exalava um odor nauseabundo e podia deixar uma poça de sangue no chão. Às vezes não podia ser morto, e nesse caso o dampiro tentaria enxotá-lo para uma outra vila. Entre os dampiros mais notáveis havia um chamado Murat, que operava nos anos 50, na área de Kosovo-Metohija, na Sérvia…”

Algumas tradições especificam sinais pelos quais a criança vampira pode ser reconhecida:As lendas sérvias afirmam que ela tem cabeça grande e ausência de sombra.Já no folclore búlgaro indicações precisas incluem: ser ‘muito sujo’, nariz torto ou mesmo sem nariz, tem corpo fofo, sem unhas e ossos (esta última descrição física, peculiar é também descrita para o próprio vampiro e tem uma profunda marca atrás, como um rabo).

Curiosidade – Dhampiros Famosos:

Além de da Rose&Cia vamos conheçer outros dhampiros famosos:

Kat – Night Huntress: Protagonista de uma série de livros adultos escrita por Jeaniene Frost,que também é hibrida.

Rayne – BloodRayne: Jogo para videogame,que devido ao seus sucesso virou adaptação para o cinema.Também virou HQ [Comics]

Blade – Blade: Inicialmente era uma HQ criada para a Marvel,que ganhou 2 filme para o cinema e uma série televisiva,com apenas 1 temporada.

MOROIS:

Origem:Um Moroi (às vezes moroii na ficção moderna;.também achei sinônimos como ‘morros’) é um tipo de vampiro ou fantasma do folclore romeno. Um Moroi feminino é chamado de moroaic? (pl. moroaice). Em algumas versões, um Moroi é um fantasma de uma pessoa morta que sai do túmulo para tirar a energia da vida.

Moroi são sinônimos essas outras figuras do folclore romeno: strigoi (outro tipo de vampiro), (lobisomem) vârcolac ou pricolici (lobisomens). Morois também são conhecidos como vampiros mortal.

Eles também são por vezes referido no mito moderno como os descendentes nascidos vivos de duas strigoi. Ela pode significar um bebê que morreu antes de ser batizada. As origens do termo “Moroi” não são claras, mas acredita-se pela Academia Romena ter possivelmente se originou a partir da mora palavra eslava (“pesadelo”).

STRIGOIS:

Origem:Na mitologia romena, strigoi são as almas atormentadas dos mortos saindo da sepultura. Alguns strigoi podem ser pessoas vivendo com certas propriedades mágicas. Algumas das propriedades do strigoi incluem: a capacidade de se transformar em um animal, a invisibilidade, ea propensão para drenar a vitalidade das vítimas através da perda de sangue. Strigoi são também conhecidos como vampiros imortais. Segundo a mitologia romena um strigoi tem cabelos ruivos, olhos azuis e dois corações.

Significado:Estes nomes são derivados de Striga, que em romeno significava “grito” ou “coruja”, cognato com strega italiana, que significa “bruxa”, e desceu da palavra latina Strix, por coruja.

Tipos:Strigoi VIU é uma bruxa de vida vampírica,porque acreditava-se quando uma bruxa má morria,ela também virarava um strigoi.
Strigoi Mort é um vampiro morto. Eles são mais frequentemente associado com vampiros ou zumbis.

Curiosidades:

Como se tornar um strigoi:Existem várias maneiras de uma pessoa falecida para se tornar um Strigoi. Uma maneira é se uma pessoa morre antes de se casarem eles correm o risco de se tornar um vampiro. Uma pessoa que está cheio de dor e tristeza vai se transformar em um gato ou um cão após a morte e voltar como um strigoi para atormentar seus familiares. Bruxas que praticavam o mal,quando morrem também voltarão como strigois. Se uma criança nasce com uma coifa em cima de sua cabeça, eles são disse a ser susceptível de se tornar uma empresa verticalmente integrada strigoi.Diz-se que se o strigoi passa despercebido por sete anos, ele pode viajar para outro país ou local onde um outro idioma é falado e tornar-se humano novamente. Uma vez humanos, o strigoi pode se casar e ter filhos, mas todos eles se transformam em vampiros quando morrerem.

Mandingas para se livras de Strigois:[se algum deles aparecer e você não tiver uma estaca de prata em mão,saiba outras maneira de destrui-los q]
Para destruir um strigoi é necessário uma foice,ou algo cortante para ser interrado no seu ‘’coração’’.Para se livrar deles, enterrar uma garrafa de vinho perto do túmulo. Seis semanas depois, desenterrá-lo e beber o vinho com os parentes. Quem bebe o vinho vai ser protegidos contra os Strigoi, que não vai voltar.
Caminhando ao redor da sepultura com cânhamo queima fará com que o strigoi a tornar-se impotente. Outro remédio contra strigoi é enterrar uma garrafa de uísque com o cadáver. O vampiro vai beber e não voltar para casa.Colocar uma vela, ou uma toalha na mão do cadáver,também os impedem de sair do túmulo. Além dos outros metedos convencionais já conhecidos como o alho,água benta,fogo,etc.