“Vampiros? Não muito. Amizade de ensino médio, poder feminino e lealdade? Sim, por favor.” Esse foi o subtítulo do artigo da BuzzFeed sobre VA! Confira mais abaixo.
11 motivos para que você (sim, você) vá aos cinemas e assista Vampire Academy
1) Passou no teste de Bechdel
Ele passou no teste de Bechdel. Eu não tenho como enfatizar isso mais propriamente. Isso é algo que os filmes têm falhado nesses dias! Não é como se fosse um teste difícil de passar, também.
As meninas neste filme são personagens desenvolvidas, são mais poderosas do que os rapazes com quem elas falam. Algumas meninas são duronas, outras são graciosas, outras são inteligentes, outras manipulativas, outras arrogantes, outras mesquinhas, outras compassivas, outras leais, outras fortes, outras têm quedas por alguém, outras são esquisitas, outras são populares. Eles têm personagens dinâmicos.
2) Adaptações em filme de romances jovem adultos podem ser incríveis.
Muitos bestsellers jovem-adultos têm sido tardiamente adaptados em filmes. Alguns são bons outros são ruins. Esta aqui foi boa. Eu serei honesta, quando eu primeiro vi os trailers, eu estava desacreditada. O marketing do filme foi bastante enganador e para ser franca, ficou horrível e não representa o livro. Eu, porém, entendi o que eles queriam, eles estavam tentando ir pela rota de comédia de Mark Waters e Garotas Malvadas ao invés de ir direto ao ponto da garota durona e poderosa em rota de ação. Como minha irmã disse, “Parecia um daqueles filmes assustadores. Como Todo mundo em pânico 4 ou algo parecido, como se estivessem tentando zoar o filme.”
Quer um trailer bom, assista aqui.
E eu também sou a primeira a ficar muito triste e depressiva se um dos meus livros favoritos é destruído por conta da sua adaptação em livro. Essa foi boa. Manteve o enredo, manteve a escuridão, manteve o romance, manteve o humor, manteve a ação, manteve tudo aquilo que me fez cair de amores quando eu li os livros.
3) A incrível relação entre Rose e Lissa é incrível.
Créditos para a Richelle Mead por isso. A amizade é o tipo de amizade que eu quero ter com meus melhores amigos. Elas lidam com o drama do ensino médio e através disso tudo que elas passam, elas continuam infalivelmente leais uma a outra. Elas riem, elas brigam, elas choram, mas quando elas brigam, as desculpas e o perdão estão ali. Elas se mantêm a lealdade entre si. Esse é o tipo de coisa legal de se assistir na indústria dos filmes, onde garotas do ensino médio são retratadas frequentemente como vadias que pisam e falam por trás umas das outras.
4) Sexualidade feminina no filme.
Vivas para o crescimento do poder feminino aqui. Existem cenas que são iniciadas por uma garota, em que é de sua escolha, onde ela toma controle da sua vida sexual e onde ela está disposta a ir fundo também. Ela sai por aí para dar uns amassos com alguém porque ela quer, simples assim.
Grande plus: Em uma destas últimas cenas, tem uma parte sobre envergonhar-se, a vadia se envergonhar.
5) As críticas não são tão perfeitas assim.
A maioria das pessoas que criticam o filme não está na área demográfica que o filme foi feito para – adolescentes e jovens adultos. É culpa deles? Não. Todos eles estão fora dessa área demográfica? Não. É importante, porém, manter em mente que isso não é um filme que venceu um Oscar. É engraçado. É divertido. É hilário, na verdade. Zoey Deutch como Rose Hathaway leva o prêmio por melhor entregadora de comédia.
6) Não é em si um “filme de vampiros”.
O título é ilusório. Se você me perguntasse para descrever o filme, demoraria um pouco para entrar no quesito de “filme de vampiros”. É um filme que aconteceu de ter vampiros. É um filme de ensino médio espirituoso e durão, com muita ação e claro, romance.
7) O elenco.
Ok, talvez eu esteja um pouco tendenciosa aqui porque eu conheci a maioria deles. O elenco é incrível, honestamente.
Eu mencionei que eles têm uma química incrível, também? A lista continua crescendo. Essas são as estrelas em crescimento e eu prometo a você ver muito mais deles no futuro.
Zoey Incrível Deutch é perfeita como Rose. Seu tempo de comédia está no ponto e quando você sai do filme você quer ser sua melhor amiga. Lucy Fry é de alguma forma consegue ser da realeza, graciosa, risonha e depressiva, tudo ao mesmo tempo. Danila Kozlovsky é maravilhoso e faz a coisa do sotaque, algo que ele e Dominic Sherwood devem ter praticado juntos.
Cameron Monaghan é adorável de longe, e seu próprio lado durão de guardião faz com que seja difícil de entender o motivo de Rose simplesmente não correr para seus braços. Sami Gayle interpreta a garota malvada de uma forma tão desesperada que quase te faz sentir pena dela. Sarah Hyland é estranha, desajeitada e tagarela a ponto de ser desconfortável e então, ela brilha nas cenas finais do filme.
8) A direção e o roteiro estão no ponto.
ALÔÔÔ? OS IRMÃOS WATERS?
Hm, sim por favor. Garotas malvadas e Heathers não são clássicos por nada. Esses caras sabem como fazer um filme sobre ensino médio, amizade, comédia e eles sabem como te entreter.
9) Todas as referências a cultura pop.
Sério. Eu escolhi Pretty in Pink, Gladiator, Superman e Mean Girls e eu estou quase certa de que tem muito mais, só que eu deixei passar.
10) Fala sobre doenças mentais.
Spoiler
O filme fala sobre como lidar com uma doença mental de uma forma bem real (embora com uma pitada de vampiros). Eu não quero soltar spoilers, mas isso é mostrado de forma sutil e talvez o mais importante, os personagens tentando apoiar uns aos outros para passar por isso.
11) Ele me fez sentir algo.
O primeiro pedaço de critério com os filmes, ou alguma forma de arte que eu uso, é se ele me fez sentir algo. Se ele me fez chorar, sorrir, suspirar, arfar, relacionar, alguma coisa? Se sim, passou no teste. Esse filme me fez suspirar, arfar, sorrir e rir. Eu ri muito. Vampire Academy foi engraçado! É o tipo de filme que você assiste com suas melhores amigas e assim você se simpatiza com os personagens que encaram dramas no ensino médio e suspiram pelos garotos e seus sotaques. Eu relacionei aos personagens, porque sim, eu sou uma garota no ensino médio e sim, eles capturaram o sentimento do ensino médio muito, muito bem através da trilha sonora.
Vampire Academy é um filme bem durão.
Eu não estou dizendo que esse será o próximo Titanic ou A Origem, mas se ele entretém? Sim. Se eu ri? Muitas vezes.
É um testamento do poder feminino, da amizade e da lealdade? Claro que sim.